São Paulo, quarta-feira, 29 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comitê da Rio-2016 limpa cidade para vistoria

Comissão do COl deve escapar do trânsito pesado na visita às instalações esportivas, já que inspeção foi marcada para o feriado

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

A fim de melhorar o aspecto de prédios e espaços que serão visitados na sexta-feira por representantes do COI (Comitê Olímpico Internacional), a Prefeitura do Rio e o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) providenciaram a pintura de unidades e a carpinagem dos canteiros no trajeto que a comitiva internacional percorrerá.
O Rio pleiteia a indicação para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, também pretensão de Chicago, Madri e Tóquio.
Chegaram anteontem à cidade os 13 integrantes da Comissão de Avaliação do COI, que deverão vistoriar, daqui a dois dias, pelo menos 12 áreas de competição nas zonas sul, norte, oeste e central.
Ontem pela manhã, um operário pintava apressado a área externa do Parque Aquático Maria Lenk, em Jacarepaguá. Em frente ao parque e à vizinha Arena Olímpica, funcionários da prefeitura cortavam a grama, alta há bastante tempo, segundo comerciantes da região.
A reportagem tentou visitar o parque, mas a segurança alegou que a entrada não estava autorizada pelo COB, integrante do Comitê Rio 2016, formado também pelos governos federal, estadual e municipal.
Além de encontrar ambientes reformados e limpos, a comissão estrangeira deverá escapar do trânsito pesado. A visita aos locais propostos para as competições foi marcada para o feriado nacional de 1º de maio.
Até lá, os membros do grupo terão reuniões internas e entrevistas com dirigentes e governantes brasileiros, entre eles o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em todos os percursos que a comitiva percorrerá foram espalhados cartazes e estandartes alusivos à candidatura carioca. A limpeza de canteiros ocorreu não só nas proximidades dos locais que serão vistoriados. Havia ontem de manhã garis da prefeitura cortando a grama em São Conrado, um dos trajetos do pessoal do COI.
O Rio é a terceira cidade visitada. Agora só falta Madri, para onde a comissão viajará na segunda-feira. O COI deverá divulgar até 2 de setembro o relatório de avaliação das candidaturas, que servirá de base para a definição da sede por parte dos membros da entidade.
A comissão é presidida pela marroquina Nawal El Moutawakel, medalhista olímpica no atletismo, em 1984. Integram o grupo de esportistas e especialistas um chinês, um escocês, dois franceses, um egípcio, um colombiano, um sueco, dois suíços, dois australianos e o ex- -nadador russo Alexander Popov, medalha de ouro em 1992 e 1996 e prata em 2000.
A assessoria da candidatura Rio-2016 disse que o COB propôs 1º de maio para a visita e o COI topou. Segundo a assessoria, o COI sabia que essa data é o Dia do Trabalho, festejado também em outros países.


Texto Anterior: Time tem a volta de seu quarteto
Próximo Texto: Crise faz CBV mudar ranking de atletas da Superliga feminina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.