São Paulo, quarta-feira, 29 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Organizadas copiam músicas européias e sul-americanas

DO ENVIADO A YOKOHAMA

A grande maioria dos torcedores japoneses pode se comportar de forma bastante diferente dos ocidentais nos estádios, mas já há vários grupos organizados de torcedores que seguem o exemplo de europeus e sul-americanos.
No jogo do Japão contra a Suécia, no sábado, tais grupos cantaram músicas típicas do futebol italiano e do futebol argentino.
Como o meia-atacante Nakata atua na Itália, os japoneses estão ""empurrando" sua seleção com um dos hinos prediletos da Roma, clube pelo qual Nakata foi campeão italiano na temporada retrasada -hoje atua no Parma.
Outra música cantada pelos ainda novatos torcedores organizados japoneses vem da Bombonera, o estádio do Boca Juniors. O time argentino esteve duas vezes em Tóquio recentemente jogando o Mundial interclubes, e sua torcida ocupou boa parte do estádio Nacional -como de costume, cantou o tempo todo. Além disso, o atacante japonês Takahara chegou a jogar sete partidas e a marcar um gol pelo Boca Juniors.
O contato com novos torcedores já está familiarizando os japoneses com novas músicas. No jogo da Inglaterra em Kobe, alguns locais tentaram acompanhar os gritos de guerra dos comportados ingleses (os hooligans não vieram ainda), mas muitos têm dificuldade com as línguas estrangeiras. (RBU)


Texto Anterior: Torcida: No Japão, Mundial vibra com falta e impedimento
Próximo Texto: Papel picado gera disputa na Coréia do Sul
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.