UOL


São Paulo, quinta-feira, 29 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Tricampeão enfrenta Arazi em Roland Garros e tenta evitar surpresa como a vitória do compatriota sobre Kafelnikov

Saretta avança e serve de alerta a Guga

FERNANDO ITOKAZU
DA REPORTAGEM LOCAL

Flávio Saretta derrotou ontem o russo Ievguêni Kafelnikov por 3 sets a 2 (6/4, 3/6, 6/0, 6/7 e 6/4), avançou à terceira rodada de Roland Garros e se transformou em um alerta para Gustavo Kuerten.
Em sua segunda participação no Grand Slam francês, o paulista Saretta, 22 anos e 78º do ranking, classificou a vitória sobre Kafelnikov, 18º e campeão do torneio em 1996, como uma das mais importantes da carreira. "O cara dispensa comentários. Ele tem uma história aqui", disse Saretta, que pega amanhã o espanhol Galo Blanco.
Guga joga hoje com o marroquino Hicham Arazi, por volta das 9h30, na quadra Suzanne Lenglen, em condições parecidas com as quais Kafelnikov tinha ontem.
O brasileiro tem um ranking e um histórico no torneio muito superior ao rival. Guga é o 16º do mundo e tem três títulos enquanto Arazi é o 91º e foi às quartas-de-final duas vezes (1997 e 1998).
O marroquino é ainda um grande freguês de Kuerten, que venceu os cinco duelos disputados em torneios de primeira linha.
Apesar do retrospecto, Kuerten tem um histórico recente negativo contra tenistas com esse perfil.
Ele enfrentou nas oitavas-de-final de Roland Garros-2002 o espanhol Albert Costa, seu adversário em sete oportunidades anteriores e que havia sido derrotado nas seis últimas. Costa venceu por 3 a 0 e seguiu rumo ao título.
Neste ano, na segunda rodada de Montecarlo, o brasileiro encontrou Magnus Norman.
O sueco, que teve o mesmo tipo de lesão e foi operado pelo mesmo médico de Kuerten, ocupava na época o 94º posto no ranking.
Após perder o primeiro set e ter desvantagem de 5 a 3 no segundo com Guga no serviço para fechar o jogo, Norman virou e registrou a terceira vitória em nove jogos.
Guga havia vencido os quatro últimos jogos com Norman, cuja melhor campanha em 2003 foram as quartas em Copenhague.
Outro que bateu Kuerten neste ano foi Wayne Ferreira.
Carrasco de Guga na estréia de Roland Garros em 1996, o sul-africano havia perdido cinco vezes após o primeiro encontro.
Nos últimos quatro, não havia vencido nem sequer um set. "O forehand [direita] dele não é mais o que era", disse Ferreira após vencer nas oitavas-de-final de Hamburgo por 2 a 0 (7/6 e 6/4).
"Vou precisar ter muita tranquilidade e paciência. O Arazi tem muita habilidade", afirmou Guga sobre a partida de hoje.


NA TV - Roland Garros, ao vivo, às 9h, na ESPN Brasil


Texto Anterior: Futebol - Soninha: Mil coisas
Próximo Texto: Adversário de hoje é o oposto do da estréia
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.