São Paulo, sexta, 29 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COB desafia a Lei Pelé e isenta confederações de pagar atletas

da Reportagem Local

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) fez ontem um pronunciamento no Rio em que retira das confederações brasileiras de basquete e de vôlei a obrigação de pagar os salários dos jogadores que servirem à seleção, conforme previsto na Lei Pelé.
Segundo o presidente da entidade, Carlos Arthur Nuzman, pagar os atletas configuraria um esquema profissional de trabalho. O profissionalismo dos atletas não é reconhecido pela Fiba, federação internacional que organiza o basquete no mundo.
"Nós tentamos equacionar o problema. Agora, cada confederação decide o que fazer sobre o assunto", disse.
A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que só tomará uma decisão quando o presidente da entidade, Gerasime Grego Bozikis, voltar da Alemanha. Ele está acompanhando a seleção feminina no Campeonato Mundial.
O diretor-presidente do COC, Chaim Zaher, propôs à CBB pagar parte do salário dos jogadores em troca de colocar a marca do COC, rede de colégios, nas camisas da seleção. Segundo ele, não obteve reposta da entidade.

Seleção
Com a decisão, a seleção masculina de basquete viajou ontem para o Rio sem saber quem vai pagar os salários dos jogadores. Os jogadores treinam até 18 de junho.
"Essa indefinição atrapalha, porque não dá para ficar tranquilo sem saber se vai receber", disse o pivô Pipoka, do Mogi.
"Se for para ficar sem ganhar, prefiro ficar em meu clube", disse Brasília, do Banco Bandeirantes.
O ala-armador Marcelo, do Botafogo, já definiu a situação com sua equipe. "Eles vão pagar meu salário enquanto eu estiver na seleção", afirmou.
Segundo o técnico da seleção, Hélio Rubens, a aplicação do artigo da Lei Pelé tem seu lado bom. "Vai ajudar a agilizar a decisão sobre quem paga os atletas", disse. Para ele, a seleção está convocando os atletas num momento em que eles estariam inativos.
Após a preparação no Rio, o primeiro amistoso de preparação será contra Portugal, em Jaraguá do Sul (Santa Catarina), no dia 19 de junho. A estréia no Mundial acontecerá no dia 29, contra os EUA.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.