São Paulo, terça-feira, 29 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Anfitrião tropeça no penúltimo passo desde 1988

DA REPORTAGEM LOCAL

Portugal terá que superar amanhã, às 15h45, contra a Holanda, uma sina que persegue os anfitriões da Eurocopa. Desde 1988, a seleção da casa sempre é eliminada na fase semifinal da nobre competição.
Os holandeses, aliás, respondem pelo início desse tabu. Em 1988, em território alemão, venceram por 2 a 1 (Van Basten fez o gol da vitória aos 43min do segundo tempo) o time de Matthäus que seria campeão mundial dois anos depois.
Em 1992, os suecos receberam a Euro. Perderam por 3 a 2 para os alemães na semifinal. Quatro anos depois, a Alemanha eliminaria de novo os anfitriões -a seleção inglesa jogou bem, mas caiu na disputa de pênaltis após empate em 1 a 1.
Em 2000, a Holanda, então uma das sedes, perdeu uma partida incrível. Após desperdiçar duas penalidades no tempo normal, que acabou 0 a 0, o time ruiu de vez ao perder a disputa de pênaltis para a Itália.
Em 1960, 72 e 76, o anfitrião também caiu nas semifinais. Na final, porém, o time da casa sempre venceu -foi assim em 1964, 68 e 84. (RBU)


Texto Anterior: Futebol: Eurocopa põe à prova na semifinal países com estigma de "amarelão"
Próximo Texto: Portugal confia na estrela de "Big Phil"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.