|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
F-1
Temporal que alagou autódromo pode fazer com que classificatório de hoje seja adiado até que haja condições para guiar
Chuva ameaça treino e GP na Alemanha
FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A HOCKENHEIM
Um forte temporal inundou ontem o circuito de Hockenheim e
ameaça o treino oficial da F-1, hoje, e até mesmo o GP da Alemanha, amanhã. As previsões da meteorologia alemã indicam que a
onda de mau tempo deve continuar na região do autódromo.
A situação está tão crítica que,
ontem, na reunião de praxe entre
os pilotos, a polêmica Michael
Schumacher x David Coulthard
foi deixada de lado. O principal
assunto foi mesmo a chuva.
Coisa rara na F-1, os 22 pilotos
chegaram a um consenso e exigiram uma atitude da FIA (entidade
máxima do automobilismo).
Caso as tempestades persistam,
o treino para definição do grid de
largada deve ser adiado até o momento em que a chuva der uma
"brecha" -o procedimento foi
adotado ontem, para a F-3000.
Para amanhã, os pilotos foram
taxativos. Em caso de temporal,
só largam se o "safety car" estiver
à frente do pelotão. Mesmo assim,
vão impor que a prova seja encerrada após duas voltas, o suficiente
para que os seis primeiros recebam metade dos pontos.
As decisões foram levadas pelos
pilotos a Charles Whitting, inspetor de segurança da FIA.
"Se chover forte como hoje (ontem), a corrida vai ter que ser
adiada ou paralisada. Aqui, isso é
ainda mais perigoso, porque com
essas retas enormes, sempre cercadas de árvores, a visibilidade fica muito complicada", afirmou
Pedro Paulo Diniz, da Sauber.
"É quase impossível correr aqui
com chuva. Hoje (ontem), sem
chuva, mas com a pista molhada,
a visibilidade já era zero", disse
Rubens Barrichello, da Ferrari.
A F-1 foi a única a escapar ontem da tempestade, que começou
logo após os treinos livres. Até então, uma garoa fina intermitente
apenas molhava de leve o asfalto.
Quando começou a chuva, porém, o autódromo entrou em pane. No traçado, poças enormes
ocuparam duas curvas. A água invadiu os boxes, exigindo que os
bombeiros instalassem bombas
de sucção para evitar danos a
equipamentos. O túnel que liga o
paddock ao setor de arquibancadas ficou totalmente coberto. Na
sala de imprensa, jornalistas precisaram desviar seus computadores e câmeras das goteiras.
Nos 50 anos da F-1, só 11 GPs
não chegaram ao número total de
voltas, oito deles devido a chuvas.
Caso termine após duas voltas, o
GP da Alemanha será o mais curto da história. Até hoje, o mais
breve foi o GP da Austrália de 91,
que acabou depois de 14 voltas.
NA TV - Treino oficial do GP da
Alemanha, Globo, ao vivo, às
8h
Texto Anterior: Barcelona contrata Overmars e Petit Próximo Texto: Alemão pede, e Ferrari desiste de novo motor Índice
|