São Paulo, sábado, 29 de julho de 2000


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F-1
Temporal que alagou autódromo pode fazer com que classificatório de hoje seja adiado até que haja condições para guiar
Chuva ameaça treino e GP na Alemanha

FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A HOCKENHEIM

Um forte temporal inundou ontem o circuito de Hockenheim e ameaça o treino oficial da F-1, hoje, e até mesmo o GP da Alemanha, amanhã. As previsões da meteorologia alemã indicam que a onda de mau tempo deve continuar na região do autódromo.
A situação está tão crítica que, ontem, na reunião de praxe entre os pilotos, a polêmica Michael Schumacher x David Coulthard foi deixada de lado. O principal assunto foi mesmo a chuva.
Coisa rara na F-1, os 22 pilotos chegaram a um consenso e exigiram uma atitude da FIA (entidade máxima do automobilismo).
Caso as tempestades persistam, o treino para definição do grid de largada deve ser adiado até o momento em que a chuva der uma "brecha" -o procedimento foi adotado ontem, para a F-3000.
Para amanhã, os pilotos foram taxativos. Em caso de temporal, só largam se o "safety car" estiver à frente do pelotão. Mesmo assim, vão impor que a prova seja encerrada após duas voltas, o suficiente para que os seis primeiros recebam metade dos pontos.
As decisões foram levadas pelos pilotos a Charles Whitting, inspetor de segurança da FIA.
"Se chover forte como hoje (ontem), a corrida vai ter que ser adiada ou paralisada. Aqui, isso é ainda mais perigoso, porque com essas retas enormes, sempre cercadas de árvores, a visibilidade fica muito complicada", afirmou Pedro Paulo Diniz, da Sauber.
"É quase impossível correr aqui com chuva. Hoje (ontem), sem chuva, mas com a pista molhada, a visibilidade já era zero", disse Rubens Barrichello, da Ferrari.
A F-1 foi a única a escapar ontem da tempestade, que começou logo após os treinos livres. Até então, uma garoa fina intermitente apenas molhava de leve o asfalto.
Quando começou a chuva, porém, o autódromo entrou em pane. No traçado, poças enormes ocuparam duas curvas. A água invadiu os boxes, exigindo que os bombeiros instalassem bombas de sucção para evitar danos a equipamentos. O túnel que liga o paddock ao setor de arquibancadas ficou totalmente coberto. Na sala de imprensa, jornalistas precisaram desviar seus computadores e câmeras das goteiras.
Nos 50 anos da F-1, só 11 GPs não chegaram ao número total de voltas, oito deles devido a chuvas. Caso termine após duas voltas, o GP da Alemanha será o mais curto da história. Até hoje, o mais breve foi o GP da Austrália de 91, que acabou depois de 14 voltas.
NA TV - Treino oficial do GP da Alemanha, Globo, ao vivo, às 8h


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