São Paulo, segunda-feira, 29 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

Seleção joga torneio na Turquia sem Nenê e Demétrius, dois prováveis titulares para a competição em Indianápolis

Brasil viaja desfalcado para "pré-Mundial"

ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Sem contar com Nenê e Demétrius, dois de seus prováveis titulares no Mundial de Indianápolis, a seleção brasileira chega hoje à tarde a Istambul, onde, a partir de quarta-feira, disputa o Torneio Internacional da Turquia. A competição serve de preparação ao Mundial, que começa em agosto.
"Será uma espécie de pré-Mundial, já que haverá a participação de sete seleções [Brasil, Turquia, Angola, Argélia, Canadá, China e Iugoslávia" que irão jogar em Indianápolis. Poderemos sentir como vai ser o torneio nos EUA", afirmou o técnico Hélio Rubens.
A Argentina, que seria a oitava equipe do Mundial no Torneio da Turquia, desistiu da viagem. A federação local enfrenta problema com o pagamento atrasado de premiação pelas conquistas do Sul-Americano e da Copa América do ano passado. A Turquia estuda alguma forma de retaliação.
No Brasil, Demétrius ainda não estará em quadra. O armador sofreu uma pequena fratura em um dedo da mão direita e ficará três semanas sem treinar com bola.
Em compensação, a equipe ganhou, de última hora, o reforço de Marcelinho. O ala-armador retornou dos EUA no sábado, onde fora disputar uma liga de verão da NBA, e já viajou com a seleção.
O armador Helinho, outra opção da equipe, está voltando de um estiramento na panturrilha, sofrido ainda nas semifinais do Nacional, no mês passado.
Dois dos pivôs, Michel e Anderson, disputam o torneio turco fora de suas condições ideais. Michel se recupera de uma tendinite no joelho. Já Anderson torceu o tornozelo no treino de anteontem, no Rio, o último antes do embarque da seleção brasileira.
Segundo o médico da equipe, César de Oliveira, ambos terão condições de jogo para a primeira partida do Brasil, contra Angola.
Outro problema do treinador é a ausência de Nenê, do Denver Nuggets, principal estrela da equipe. O ala-pivô terá compromissos nos EUA e só chega ao país no dia 20 de agosto, às vésperas do embarque do Brasil para o Mundial.
Além dessas ausências, o treinador já perdeu o armador Valtinho (pediu dispensa) e os pivôs Estevam (com uma lesão no joelho esquerdo) e Luís Fernando (negocia sua transferência para a China).
Para complicar a preparação, o Brasil ainda não fez nenhum amistoso. A equipe de Hélio Rubens jogaria três partidas contra Cuba duas semanas atrás. Porém a federação cubana, alegando problemas internos, cancelou sua viagem às vésperas dos jogos.


Texto Anterior: Vôlei - Cida Santos: A conquista
Próximo Texto: Boxe: Ruiz mantém cinturão dos pesos-pesados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.