São Paulo, quarta, 29 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O PERSONAGEM
Técnico chefia transição

do enviado a Atenas

Cauteloso, Hélio Rubens Garcia, 57, técnico da seleção brasileira, diz que o oitavo lugar é um posto de honra para o Brasil neste Mundial da Grécia.
A colocação é justificada pela fase de transição que o basquete brasileiro atravessa.
Depois de 25 anos como jogador, 14 deles com a seleção, Hélio Rubens agrega outros 16 na sua carreira, ocupando a função de técnico.
É a segunda vez que dirige a seleção. Na primeira, em 1989-90, coroou seu trabalho com um quinto lugar no Mundial da Argentina.
Reassumiu no ano passado, ficou em quarto no Sul-Americano e em terceiro na Copa América -superado pelos EUA e Porto Rico-, competição que classificou o time para este Mundial. (EA)

Folha - Tem time titular?
Hélio Rubens Garcia
- Uma base e um revezamento que sempre acontece. A base é formada pelo Demétrius, Rogério, Caio, Pipoka e Josuel.
Folha - Qual é a sua visão sobre o Brasil neste Mundial?
Hélio Rubens
- Temos um plano a longo prazo. Estamos na implantação de uma estrutura de jogo. Buscamos o conjunto dos atletas, automatizar todos os detalhes da estrutura. Simultaneamente, exigindo também que os jogadores assumam sua condição individual. Procuramos trabalhar um jogo defensivo, forte, com variações, contra-ataques, transição, movimentos ensaiados, laterais, a saída sob marcação com pressão. Enfim, um jogo completo.
Folha - Qual é a sua expectativa sobre a estréia contra os norte-americanos?
Hélio Rubens
- A preocupação é fazer o nosso jogo. Não importa o adversário.
Folha - A sombra do Oscar Schmidt pesa?
Hélio Rubens
- Não se trata disso. O caso do Oscar é a típica situação de um jogador consagrado internacionalmente. Fica um tempão no time e quando sai o torcedor estranha. Acabou. Creio que a equipe está livre do prestígio do Oscar. Vamos tentar provar que o Brasil tem basquete.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.