São Paulo, terça-feira, 29 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
A ilibada Taça Penetra

JOSÉ ROBERTO TORERO
COLUNISTA DA FOLHA

Depois de um 0 a 0 na várzea, os 13 amigos que formavam o Canela de Ouro Esporte Clube se reuniram num bar. Eram 11 jogadores (Mineiro; Manquitola, Davizão, Azulão e Meia Furada; Dante, Canibal, Spaghetti e Dado; Nestor e Comunista), mais o treinador, que se chamava Alaor, e um outro que fazia as vezes de dirigente, auxiliar técnico, massagista, treinador de goleiros, médico, segurança, roupeiro e reserva. Era um sujeito calado e sempre concordava com os outros dizendo: "Isso aí!", donde lhe veio o apelido Issaí.
"Que droga de jogo!", resmungou Alaor, o treinador, um pouco bêbado. "Estava mais difícil de ver do que o horário eleitoral!"
"Verdade", concordou Mineiro, o goleiro, enquanto segurava um copo de caipirinha com os seis dedos de sua mão direita. "Hoje nós judiamos da bola."
"É isso aí!", confirmou Issaí.
"Mais feio do que isso", completou Davizão, o becão, "mais feio do que isso só..." Davizão não conseguia terminar a frase. Por mais que tentasse, não achava um termo de comparação.
Todos olharam para o becão, mas ele simplesmente não conseguia imaginar nada que pudesse ser mais chato, desmotivante, arrastado, monótono, sonolento e aborrecido do que o jogo que tinham feito. Ficou assim parado por um bom tempo até que Dante, o volante, depois de um pequeno arroto veio em seu socorro.
"Tem uma coisa pior do que o nosso jogo: a Copa JH!"
Sim, concordaram todos, a Copa João Havelange ganhava fácil. Além de ter uma tabela ridícula, jogos em horários cretinos e afastar os torcedores dos estádios, a Copa João Havelange nascera sob o estigma da maracutaia e do arranjo jurídico. Era mesmo muito difícil conceber algo pior. Talvez por isso o comentário de Dado, o meia-avançado, tenha causado espanto na mesa.
"Mas há uma coisa que pode ser ainda mais escabrosa."
Consciente de que tinha causado um certo efeito, Dado, o meia-avançado, fez uma pausa, bebeu vagarosamente o gole de cerveja fez um "aaah!" e disse: "Imaginem se nós criássemos um monstro: uma copa dentro da copa".
Mais perplexidade e mais silêncio. Podia-se ouvir claramente o ronco da barriga de Nestor, o goleador. Agora até as pessoas das outras mesas conversavam mais baixo: "Uma copa só com os convidados do Clube dos 13, aqueles que não deviam ter subido e subiram, e mais o Botafogo, que devia ter caído e não caiu. Não seria ainda mais tétrico?"
O bar inteiro concordou com palmas. Se o objetivo era encontrar uma coisa escatológica, aquela idéia era genial. Tão genial que Issaí disse: "É isso aí!"
Na mesma hora os amigos se puseram a confeccionar a tabela daquele torneio da dignidade, da honra. Depois de muita bebida e algum esforço, encontraram até um nome para a competição: seria a Taça Penetra.
Os 13 viram que três jogos já foram realizados pela mais ilibada de todas as disputas: em 29/7, no jogo de estréia, Fluminense 2 x 0 Bahia. Em 19/8, América-MG 1 x 1 Fluminense. E em 26/8, Fluminense 2 x 0 Juventude.
Até o presente momento o Fluminense é líder, com sete pontos, e o América-MG sustenta bravamente a vice-liderança com um. Caso o leitor queira acompanhar os jogos desse inebriante torneio, publico aqui, em primeira mão, a tabela preparada pelos etílicos amigos do Canela de Ouro.
2/9, Fluminense x Botafogo.
6/9, América-MG x Botafogo.
30/9, América-MG x Juventude.
4/10, Botafogo x Juventude.
4/11, Bahia x Botafogo.
8/11, Bahia x América-MG.
E, em 16/11, a empolgante final: Juventude x Bahia.
Enfim, a noite caiu e eles foram para casa. Tinham jogo no domingo seguinte e sabiam que iam novamente maltratar a bola. Mas também sabiam que, por mais rústico que fosse o seu futebol, nunca maltratariam a alma do esporte.
Os jogadores do Canela de Ouro, mesmo sendo legítimos pernas-de-pau, acham que o futebol precisa de seriedade e senso de justiça. Talvez por isso o campeonato deles tenha charme e a Copa JH seja tão sem graça.
"É isso aí!", diria Issaí.
E-mail torero@uol.com.br


Texto Anterior: Futebol nacional: Dia-a-dia dos clubes
Próximo Texto: Agenda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.