São Paulo, domingo, 29 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agora arma santista, Luxemburgo revê o Cruzeiro

DA REPORTAGEM LOCAL

A carta que o Santos tem na manga para vencer pela primeira vez seu principal algoz no Brasileiro de pontos corridos estará sentado no banco de reservas.
Desta vez o técnico Vanderlei Luxemburgo estará no Mineirão como visitante. Pela primeira vez ele enfrentará o Cruzeiro, hoje às 18h. E, de novo, na condição de líder. Sorte dos santistas.
Azar dos mineiros, que desde a saída de Luxemburgo, demitido no início do ano, não conseguiram retomar o caminho das vitórias. O Cruzeiro começou a rodada em 11º lugar, com 37 pontos, dez a menos que o adversário, primeiro colocado do torneio.
No ano passado, Luxemburgo conduziu o Cruzeiro ao seu primeiro título do Brasileiro de forma arrebatadora. Foram cem pontos e a marca impressionante de 102 gols, recordes difíceis de serem superados até pelo próprio Luxemburgo neste ano.
Sob o comando dele, o clube desbancou o Santos, então campeão em 2002, e venceu o rival duas vezes. Neste ano, no primeiro turno, os santistas, ainda sob a tutela de Emerson Leão, voltaram a apanhar dos rivais.
"O Cruzeiro é um ótimo time, mas o Santos tem qualidade para reverter esse quadro, ir lá e vencer", declarou o treinador.
Quem também vai matar saudade dos cruzeirenses e do Mineirão é o atacante Deivid, que deixou o clube em 2003 seduzido pela oferta do Bordeaux, da França, por cerca de US$ 7 milhões.
"É um estádio que me dá muitas recordações boas, pois já fiz muitos gols por lá. Vou me sentir em casa, mas agora defendo o Santos", declarou o jogador.
Assim como ele, os atletas santistas dizem sentir mais confiança por Luxemburgo estar na Vila Belmiro agora.
"O Santos agora é diferente do time que foi derrotado, principalmente por causa do Vanderlei. O Cruzeiro é um time que está complicando para nós. Está na hora de conseguirmos uma vantagem sobre eles. Mas não acho que exista qualquer tipo de tabu", disse o atacante Robinho.
Artilheiro santista no Brasileiro, com 15 gols, Robinho já bateu os rivais de hoje no Mineirão por 4 a 1 na vitoriosa campanha santista de 2002. Na ocasião, Luxemburgo estava começando seu trabalho à frente do clube mineiro.
"Cruzeiro e Santos já virou clássico há algum tempo e é sempre um jogo muito difícil. Vamos trabalhar agora e lutar muito para conseguir essa vitória", disse o lateral-esquerdo Léo.
Até os próprios jogadores cruzeirenses dizem que ter Vanderlei Luxemburgo hoje é uma vantagem considerável.
"O Luxemburgo foi um dos responsáveis pela formação desta equipe do Cruzeiro e conhece muito bem o nosso grupo. Tenho certeza de que usará sua capacidade, que é indiscutível, para neutralizar nosso time e tentar ganhar aqui no Mineirão. Apesar de o Santos ter uma equipe muito talentosa, sem dúvida o treinador será sua principal arma", disse o lateral-esquerdo Leandro.
Para o técnico do Cruzeiro, Marco Aurélio, o Santos não é favorito na partida de hoje.
"Essa história de ganhar antes de a bola rolar não existe. Futebol é dentro de campo, temos condições de vencer a equipe santista", afirmou o treinador.
Ele contará com o retorno do volante Maldonado, que ficou fora da equipe nas últimas quatro partidas em razão de uma contratura muscular na coxa direita.
No banco de reservas, a novidade será a presença do lateral-direito Alessandro, que atuava no Dínamo de Kiev.


Colaborou a Agência Folha, em Belo Horizonte

Texto Anterior: Futebol: Pênalti no final leva o São Paulo ao choro
Próximo Texto: Treinador dá bronca no time por treino ruim
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.