São Paulo, Domingo, 29 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tom Zé compõe tema musical para 'peixe primitivo'

da Reportagem Local

O cantor e compositor Tom Zé, junto com o parceiro José Miguel Wisnik, irá fazer uma música especialmente para as gêmeas Carolina e Isabela de Moraes disputarem o Pré-Olímpico de Sydney, em abril de 2000.
Tom Zé conheceu as irmãs num almoço promovido por um amigo em comum para comemorar o bronze em Winnipeg e ficou "encantado" com a idéia, proposta pelas nadadoras.
Referindo-se às gêmeas como "poetisas do verbo nadar", o músico baiano mostrou-se animado em estender a "parceria".
"Já liguei para o Zé (Wisnik) dando umas idéias. Uma delas é levar uns instrumentos para um estúdio e descobri-los partindo do zero absoluto. Estudar uma sanfona, por exemplo, como uma guelra ou um alvéolo."
Tom Zé só soube durante o Pan que a música "Xique-Xique" havia sido escolhida pelas irmãs. "Acho chato. A gente pega música de quem a gente quer, sem pedir autorização", diz Isabela.
"Tenho impressão de que a organização (dos Jogos) deve pagar os direitos à minha representante internacional (a gravadora BMI)", comenta o músico.
Sobre a experiência de ter visto as irmãs em ação, Tom Zé diz: "Aquilo foi ver o homo sapiens encarnado em gêmeas, voltando ao peixe primitivo. Dominar a água, com navios e submarinos, foi mais fácil que voltar a ela com esse corpo desarmado, no estado de peixe que um dia fomos".
"Elas fazem arte com algo que, para a humanidade, é um exercício de salvação", diz Tom Zé, ao revelar que não sabe nadar. "Só avanço uns cinco metros. Depois disso, fico só boiando." (FV)

Texto Anterior: Gêmeas acham seu esporte
Próximo Texto: Futebol: Palmeiras se reabilita no Brasileiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.