São Paulo, quarta-feira, 29 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corinthians combate falta de criatividade

TONI ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Driblar a falta de ofensividade -resultado, segundo o técnico Tite, das falhas no setor de criação- é o maior desafio do Corinthians hoje contra o Flamengo, às 21h50, no Maracanã, pelo Brasileiro. O time tenta entrar, pela primeira vez, na zona de classificação para a Taça Libertadores.
Tite sabe que o seu time vem deixando a desejar no ataque nos últimos jogos da competição e espera reverter esse papel nas partidas que restam para manter vivo o sonho de terminar o torneio entre os quatro primeiros na tabela.
"O time, para ir bem nesse contexto, tem que trabalhar em duas fases. A primeira é neutralizar o adversário, e essa parte estamos fazendo bem. O que não estamos conseguindo é criar as jogadas", afirmou o treinador.
E os números atestam a observação de Tite no desempenho do Corinthians. Segundo dados do Datafolha, a média de finalizações da equipe nos últimos três jogos caiu de 10,2 para 7 por partida. A equipe também está cruzando menos -18,3 contra 21,2- e piorou o seu aproveitamento de passes: caiu de 77,3% para 75,8%. O contraponto vem nos desarmes que subiram de 135,8 para 141,3.
A média de gols do time também mostra a pouca vocação da equipe com as redes adversárias: em 32 jogos, o Corinthians marcou só 35 vezes, média de 1,09.
E para o jogo contra os cariocas a situação pode piorar, pois Fábio Baiano, principal articulador da equipe, ainda depende de um teste para saber se joga.
"Ele continua fazendo tratamento e já não sente dor. Mas ainda vai ser avaliado", disse Tite. Caso não reúna condições de jogo, Rosinei fica com a sua vaga.
Uma novidade certa é a entrada de Filipe Alvim no lugar de Wendel, suspenso pela expulsão contra o Goiás. Segundo Tite, a improvisação do zagueiro no meio não deve comprometer o seu rendimento. "Ele tem condições de jogar como volante e vai ter a missão de ajudar a tirar os espaços do Zinho no meio-campo."
No ataque, Alberto ganha mais uma chance de começar como titular ao lado de Gil. Apesar da atuação discreta de Alberto na vitória de 1 a 0 sobre o Goiás, o treinador adiantou a permanência do ex-jogador santista.
"Faltou entrosamento. O Alberto tem que ter naturalidade. A obrigação dele é participar do jogo e não só fazer gols", disse Tite.
Além de ter de superar seu baixo poder de fogo, o time corintiano tenta ainda derrubar um tabu: a equipe vem de seis derrotas seguidas no Maracanã. O último triunfo foi sobre o Flamengo, em outubro de 2002: 1 a 0.
No Flamengo, que estréia nova camisa, a novidade é o retorno de Felipe. Já o atacante Dimba, recuperado de lesão na coxa, foi barrado pelo técnico Ricardo Gomes, que manteve Jean no ataque.


NA TV - Flamengo x Corinthians, na Globo (só para SP), ao vivo, às 21h50


Texto Anterior: Ataque "tardio" satisfaz Estevam
Próximo Texto: Tite arma marcação especial na zaga
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.