São Paulo, segunda-feira, 29 de setembro de 2008

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Responsável por falha é consolado

DA ENVIADA A CINGAPURA

Depois de novo problema com o pirulito eletrônico, a Ferrari já admite que irá estudar se é o caso de manter o sistema para as próximas corridas da temporada.
"Não acredito que estejamos cometendo mais erros nos pit stops agora do que antes", afirmou Stefano Domenicali, chefe da escuderia italiana. "O que aconteceu hoje [ontem] foi uma infelicidade, e estamos realmente sentidos pelo Felipe [Massa]. Vamos conversar agora e ver o que faremos."
Usado desde o GP da China do ano passado, o sistema da Ferrari funciona como um semáforo. A luz vermelha é acionada quando o piloto pára nos boxes. No momento em que ele deve engatar a primeira, a luz amarela começa a piscar. E, assim que a mangueira de combustível é retirada do carro, a luz verde fica acesa.
Em situações em que há muito trânsito nos boxes, entretanto, a luz verde acaba operada manualmente por Federico Uguzzoni, chefe dos mecânicos.
Foi justamente o que aconteceu ontem.
"Havia muitos carros entrando naquele momento, então era difícil achar o momento certo para liberar o Felipe. E foi aí que o erro aconteceu", explicou Domenicali, que ainda fez questão de afirmar que a Ferrari "vence como um time e perde como um time".
"Este é um trabalho muito difícil, de extrema responsabilidade e tenho certeza de que não há muita gente que aceitaria ocupar este posto", completou o dirigente.
Para evitar novos problemas, a equipe preferiu adotar o pirulito antigo nas paradas seguintes de Felipe Massa e Kimi Raikkonen.
"Isso foi feito mais para dar tranqüilidade à equipe naquele momento complicado da corrida, porque sabíamos que seria importante psicologicamente."
Apesar de ter ficado muito abalado com o erro cometido, foi o próprio Uguzzoni quem acabou segurando o pirulito convencional. Depois do fim da corrida, o italiano chorou muito, até ser consolado por Massa.
"Fiz questão de dar um abraço nele e pedi que ele levantasse a cabeça", afirmou o piloto brasileiro. "Não imaginava chegar aqui e perder a corrida por causa de um erro como esse. Mas não sou o tipo de pessoa que vai atrás de quem errou para brigar. Considero isso totalmente errado. Pelo contrário, eu fiz questão de ir lá e dar mais motivação a ele."
No GP em Valencia, no final de agosto, um problema bastante semelhante já havia ocorrido com Massa.
Assim como ontem, ele foi liberado para deixar os boxes, mas Adrian Sutil passava a seu lado. Os dois quase colidiram, e o brasileiro foi multado em 10 mil pela FIA. Na ocasião, entretanto, a mangueira de combustível já havia sido retirada e não houve complicações.
Na mesma corrida, Raikkonen acelerou para deixar os boxes quando a luz vermelha do pirulito eletrônico ainda estava acesa.
O piloto finlandês acabou arrastando um mecânico da Ferrari junto com a mangueira, que não ficou presa no carro como no incidente de ontem. (TC)


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