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Responsável por falha é consolado
DA ENVIADA A CINGAPURA
Depois de novo problema
com o pirulito eletrônico, a
Ferrari já admite que irá estudar se é o caso de manter o
sistema para as próximas
corridas da temporada.
"Não acredito que estejamos cometendo mais erros
nos pit stops agora do que
antes", afirmou Stefano Domenicali, chefe da escuderia
italiana. "O que aconteceu
hoje [ontem] foi uma infelicidade, e estamos realmente
sentidos pelo Felipe [Massa].
Vamos conversar agora e ver
o que faremos."
Usado desde o GP da China do ano passado, o sistema
da Ferrari funciona como
um semáforo. A luz vermelha é acionada quando o piloto pára nos boxes. No momento em que ele deve engatar a primeira, a luz amarela
começa a piscar. E, assim que
a mangueira de combustível
é retirada do carro, a luz verde fica acesa.
Em situações em que há
muito trânsito nos boxes, entretanto, a luz verde acaba
operada manualmente por
Federico Uguzzoni, chefe
dos mecânicos.
Foi justamente o que
aconteceu ontem.
"Havia muitos carros entrando naquele momento,
então era difícil achar o momento certo para liberar o
Felipe. E foi aí que o erro
aconteceu", explicou Domenicali, que ainda fez questão
de afirmar que a Ferrari
"vence como um time e perde como um time".
"Este é um trabalho muito
difícil, de extrema responsabilidade e tenho certeza de
que não há muita gente que
aceitaria ocupar este posto",
completou o dirigente.
Para evitar novos problemas, a equipe preferiu adotar
o pirulito antigo nas paradas
seguintes de Felipe Massa e
Kimi Raikkonen.
"Isso foi feito mais para
dar tranqüilidade à equipe
naquele momento complicado da corrida, porque sabíamos que seria importante
psicologicamente."
Apesar de ter ficado muito
abalado com o erro cometido, foi o próprio Uguzzoni
quem acabou segurando o
pirulito convencional. Depois do fim da corrida, o italiano chorou muito, até ser
consolado por Massa.
"Fiz questão de dar um
abraço nele e pedi que ele levantasse a cabeça", afirmou o
piloto brasileiro. "Não imaginava chegar aqui e perder a
corrida por causa de um erro
como esse. Mas não sou o tipo de pessoa que vai atrás de
quem errou para brigar.
Considero isso totalmente
errado. Pelo contrário, eu fiz
questão de ir lá e dar mais
motivação a ele."
No GP em Valencia, no final de agosto, um problema
bastante semelhante já havia
ocorrido com Massa.
Assim como ontem, ele foi
liberado para deixar os boxes, mas Adrian Sutil passava
a seu lado. Os dois quase colidiram, e o brasileiro foi multado em 10 mil pela FIA.
Na ocasião, entretanto, a
mangueira de combustível já
havia sido retirada e não
houve complicações.
Na mesma corrida, Raikkonen acelerou para deixar
os boxes quando a luz vermelha do pirulito eletrônico
ainda estava acesa.
O piloto finlandês acabou
arrastando um mecânico da
Ferrari junto com a mangueira, que não ficou presa
no carro como no incidente
de ontem.
(TC)
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