São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 2011

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O time do povo

Para atrair classe C e ser equipe de massa, São Paulo despreza a inflação e vende ingressos mais baratos do que dois anos atrás

RAFAEL REIS
DE SÃO PAULO

Em 2009, assistir no estádio a uma partida do São Paulo no Campeonato Brasileiro custava em média R$ 26,58.
Dois anos se passaram desde então, o poder aquisitivo da população aumentou, o custo de vida subiu. Mas o preço dos ingressos vendidos pelo clube do Morumbi caiu.
Nos 13 jogos em que atuou como mandante na Série A deste ano, o time faturou R$ 25,96 com cada entrada.
A queda de 2,33% no valor dos ingressos é, na prática, maior devido ao reajuste natural de preços. O IPCA registra inflação acumulada de 13,40% desde maio de 2009, quando começou o Brasileiro daquela temporada. Se as entradas fossem reajustadas seguindo o índice, isto é, sem aumento real, o preço médio seria R$ 29,43. O valor médio dos ingressos da Série A não aumentou tanto quanto a inflação. Mas, ao contrário do que ocorreu no São Paulo, houve alta de 10,22% em dois anos, pulando de R$ 18,58 para R$ 20,48.
Segundo o vice-presidente de marketing do São Paulo, Julio Casares, a política de barateamento dos bilhetes tem um alvo claro: atingir os torcedores de menor renda.
"Viramos um time de massa. Continuamos bem nas classes A e B, mas crescemos nas classes C e D. Temos que melhorar o acesso dos são-paulinos com orçamento mais apertado", afirmou.
A estratégia, segundo ele, é mexer pouco nos ingressos populares e repassar os aumentos para quem pode pagar. "Esse público aguenta aumentos de 20% ou 30%."
De fato, o clube possui as entradas mais baratas da Série A no eixo Rio-São Paulo. É possível acompanhar um jogo do time por até R$ 8 -valor proporcional do ingresso para quem adquiriu o carnê no início da temporada.
Com incentivos e estádio grande, o São Paulo tem a segunda melhor média de público do Nacional, com 21.506 pagantes -só atrás do Corinthians, que tem 27.072.
E, apesar dos preços mais baixos, conseguiu arrecadação maior do que até a 26ª rodada de dois anos atrás.
O São Paulo possui os dois maiores públicos da elite no ano. E irá engrossar o domínio da lista com a partida de estreia de Luis Fabiano, contra o Flamengo, domingo.
Até ontem, 52,5 mil ingressos haviam sido vendidos, mesmo depois de o clube mudar a política para esse jogo e aumentar os preços. O São Paulo disponibilizou mais 1.900 entradas, elevando a carga para quase 64 mil.
"Quando a demanda é boa, como agora, podemos praticar preços maiores", afirmou o diretor financeiro são-paulino, Osvaldo Vieira de Abreu.

Colaborou RAFAEL VALENTE, de São Paulo



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