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INDY
Brasileiro tenta primeira conquista na categoria desde 89, quando Emerson Fittipaldi trouxe o único troféu para o país
Ferran tenta encerrar a década perdida
TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A FONTANA
Gil de Ferran tenta conquistar
hoje, a partir das 17h30, nas 500
Milhas de Fontana, a última etapa
da Indy em 2000, mais do que seu
primeiro título na categoria. Ferran corre para dar ao Brasil o primeiro título no automobilismo de
ponta desde o tricampeonato de
Ayrton Senna, em 1991, na F-1.
Ferran corre também para igualar a marca de Emerson Fittipaldi,
único brasileiro a conquistar um
título da Indy, em 1989. Além disso, o piloto ainda tentará resgatar
o prestígio que a categoria desfrutava há alguns anos no país.
Para isso, basta terminar as 250
voltas da prova desta tarde, em
Fontana, na Califórnia (EUA), à
frente do mexicano Adrian Fernandez, segundo colocado na
classificação geral e seu maior adversário na luta pelo título.
Desde 1991, o Brasil não consegue produzir um campeão em nenhuma das duas categorias mais
importantes do automobilismo
mundial. Após a morte de Ayrton
Senna, em 1994, o país sofreu com
a ausência de bons resultados, especialmente na F-1.
O país ficou sem vencer uma
prova na categoria até julho deste
ano, quando Rubens Barrichello
conquistou o GP da Alemanha,
em Hockenheim, pela Ferrari.
Após o triunfo de Fittipaldi em
89, o mais próximo que o país esteve de um título da Indy foi com
o próprio Ferran, em 1997. Correndo pela Walker, o brasileiro
perdeu o campeonato para o italiano Alessandro Zanardi.
Mesmo contando com muitos
brasileiros nos últimos anos -só
neste ano são nove representantes-, nenhum deles conseguiu
igualar o feito de Emerson.
O país, no entanto, parece estar
reencontrando, aos poucos, o caminho para as vitórias. O maior
número de triunfos de brasileiros
em uma única temporada havia
sido em 1989, com as cinco vitórias obtidas por Emerson.
Este ano, o país conseguiu superar esta marca. Foram sete vitórias nas 19 corridas disputadas.
Hélio de Castro Neves foi quem
mais venceu: três corridas. Depois
vêm Ferran, com duas, e Roberto
Moreno e Cristiano da Matta, cada um com uma conquista.
Para a temporada do ano que
vem, dez pilotos do Brasil já estão
confirmados. Além da dupla Ferran e Castro Neves, na Penske,
Moreno, Da Matta, Christian Fittipaldi, Maurício Gugelmin, Tony
Kanaan, Luiz Garcia Júnior, Bruno Junqueira e Max Wilson -estes dois últimos farão sua estréia
na Indy- serão os representantes do país.
Além deles, ainda existe a possibilidade de a Mo Nunn, atual
equipe de Kanaan, correr com
mais um carro em 2001.
Os nomes mais cotados para assumir o possível posto são o italiano Alessandro Zanardi (bicampeão da Indy em 1997 e 1998), o
norte-americano Jimmy Vasser,
que deixa a Ganassi ao final do
ano, mas que ainda não definiu
seu futuro para a próxima temporada, e o brasileiro Antonio Pizzonia, que foi campeão do Inglês de
F-3 nesta temporada.
Além do grande número de brasileiros no próximo ano, outro fator que pode ajudar a aumentar a
popularidade da Indy no país em
2001: a TV Record anunciou na
semana passada que adquiriu os
direitos de transmissão da categoria para o Brasil pelas próximas
duas temporadas.
Diferentemente do SBT, atual
detentor dos direitos e que transmite apenas VTs das corridas, a
Record diz que, além de transmitir todas as provas do ano, ao vivo,
irá promover a categoria.
Para Ferran, esse incentivo é o
que falta para a Indy atingir um
número maior de pessoas.
"Quem gosta de corrida, gosta da
nossa categoria. As corridas são
emocionantes, sempre bem disputadas. É apenas uma questão
de expor isso ao público", disse.
Com a possibilidade de ter um
brasileiro como campeão e voltando a ser transmitida pela TV
aberta em 2001, a Indy tem sua
melhor oportunidade de tentar se
firmar de vez no Brasil.
NA TV - 500 Milhas de
Fontana, Directv (canal 363)
e ESPN International, ao vivo, às
17h30
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