São Paulo, domingo, 29 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Escorpianos de outubro

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O futebol vive momento especial, rendendo tributos, entre livros, sites e reportagens especiais, aos seus mais ilustres praticantes: o sexagenário Pelé (60 no dia 23) e o quarentão Maradona (40 no dia 30). Apenas uma semana separa o aniversário dos dois mais expressivos nomes do esporte mais popular do planeta.
Em comum, os dois têm, além da genialidade para jogar futebol, o fato de terem nascido em outubro, o que corrobora para a tese de alguns de que esse mês é o mais profícuo para gerar craques.
Daria para formar pelo menos duas superseleções mundiais de nascidos em outubro (aí vai sugestão para José Roberto Torero).
Iashin; Waldemar Fiúme, Figueroa e Dario Pereyra; Bobby Charlton, Dida, Didi, Pelé e Maradona; Garrincha e Van Basten. Uma outra seleção poderia ter Maspoli; Popescu, Fritz Walter e Perfumo; Falcão, Deyna, Scarone, Pagão e Kopa; Careca e Gento.
Essas duas seleções ignoram ainda jogadores de grande prestígio, como Amancio, Briegel, Brindisi, Boban, Burruchaga, Deschamps, Dunga, Friaça, Grenoli (o trio de suecos Gren, Nordahl e Liedholm), Jorge Campos, Moreno, Piola, Sívori, Tesourinha, Van der Sar, Weah, Zubizarreta...
Mas por que tantos craques em outubro? Pelas datas de nascimento de Pelé e Maradona, a astrologia justifica a condição vitoriosa dos dois: ambos são do signo de escorpião (os escorpianos são favorecidos na Era de Aquário).
Avançando para a parte inicial de novembro, que também compreende o signo de escorpião, a lista de craques é recheada com Gerd Muller, Paolo Rossi, Vavá, Pedernera, Riva, Francescoli, Ademir, Domingos da Guia, Seeler, Abedi Pelé, Bauer, Brehme, Barnes, Heleno de Freitas, Calvet, Blanc, Blokhin, Del Debbio, Dudu, Teleco, Schmeichel, Figo...
Ou seja, uma seleção de escorpianos seria tão ou mais poderosa que uma seleção de outubro (outra sugestão para o Torero).
Mas o que pesaria mais para o sucesso de Pelé e Maradona: outubro ou o signo de escorpião?
Se entendemos o futebol como arte, vemos por essa que outubro é mesmo uma fonte de estrelas: Adoniran Barbosa, Anthony Hopkins, Antonio Banderas, Brigitte Bardot, Burt Lancaster, Charlton Heston, Clint Eastwood, Cybill Shepherd, Kevin Costner, Kirk Douglas, Liza Minelli, Macaulay Culkin, Marlon Brando, Melanie Griffith, Michael Caine, Richard Gere, Robert de Niro, Sandra Bullock, Sean Connery, Sophia Loren, Sylvester Stallone, Tom Cruise, Tom Hanks...
Por outro lado, os místicos garantem que os escorpianos são seres ultradeterminados. A astróloga Claudia Hollander me explicou que as pessoas que nasceram no primeiro decanato do signo de escorpião, casos de Pelé e Maradona, possuem força ainda maior por serem regidos por Plutão.
""É um período de muita energia, muito misticismo, tanto que dia 31 de outubro é Dia das Bruxas, dia 1º de novembro é Dia de Todos os Santos e o dia 2 de novembro é Dia dos Mortos", disse.
De qualquer forma, o futebol tem uma dívida com outubro e com o signo de escorpião. Eu, que faço aniversário no dia 27 de outubro, véspera do aniversário de minha mãe, devo ainda mais.

Espanha
As lamentações corintianas pelo fato de o time não estar no segundo Mundial de Clubes são válidas. Mas a Fifa nunca confirmou a presença do time em 2001 -só que o torneio seria na Espanha, no meio do ano e que seriam 12 equipes. Além de Palmeiras, Boca Juniors, La Coruña e Real Madrid, o torneio terá o Jubilo Iwata, vencedor da Copa dos Campeões da Ásia, e, provavelmente, o Al Ittihad, campeão da Copa da Ásia.

Japão
O país não decidiu se abriga a Copa das Confederações junto com a Coréia do Sul. Se não for anfitrião, fica aberta uma vaga. Coréia do Norte?

China
O país mais populoso do mundo ganhou o direito de abrigar a Copa da Ásia em 2004, um ano depois de receber o Mundial feminino.


E-mail rbueno@folhasp.com.br www.uol.com.br/folha/pensata


Texto Anterior: Havaí recebe 1º Mundial de Águas Abertas da Fina
Próximo Texto: Boxe: Até Havelange dos ringues acha que falta credibilidade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.