São Paulo, segunda-feira, 29 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Piloto terá em 2002 chance de feito inédito

DA REPORTAGEM LOCAL

Gil de Ferran tornou-se o quarto bicampeão da história da Indy. Antes do piloto da Penske, apenas os americanos Rick Mears e Bobby Rahal e o italiano Alessandro Zanardi haviam atingido essa marca.
"Estou vivendo um sonho desde que cheguei à equipe, há dois anos", afirmou Gil.
O brasileiro tentará, no ano que vem, atingir um feito inédito: nenhum piloto conseguiu ser tricampeão na categoria.
"Nunca pensei em atingir isso [bicampeonato da Indy]. Falar como bicampeão é muito especial. Espero que nossa equipe mantenha o título [em 2002]", afirmou o brasileiro.
Mears ganhou o primeiro campeonato da Indy, em 1979, antes de ser bicampeão, nas temporadas de 1981 e 82 -todos os títulos foram conquistados correndo pela Penske, mesma equipe do brasileiro.
Rahal venceu em 1986 e 87 quando corria pela Truesports -equipe que encerraria suas atividades em 92. O norte-americano conquistaria novo título em 1992, aos 39 anos, dessa vez pela Rahal-Hogan.
Por fim, Zanardi foi bicampeão em 1997 e 98, época de domínio da Ganassi.
A equipe de Chip Ganassi havia sido campeã em 1996, com o norte-americano Jimmy Vasser, e conquistaria mais um título em 1999, com colombiano Juan Pablo Montoya, hoje piloto da Williams, na F-1.
Após participar de 128 provas na Indy, Gil não ostenta um histórico invejável -ganhou sete vezes (apenas 5,4% das corridas que disputou).
Em compensação, o brasileiro mantém uma média de subir ao pódio uma vez a cada quatro corridas que disputa. O piloto chegou entre os três primeiros colocados 34 vezes (26,5% do total de provas).
O segundo bicampeonato da Penske foi muito comemorado pela equipe, que conseguiu cinco vitórias neste ano -três de Hélio Castro Neves (Long Beach, Detroit e Mid-Ohio) e duas de Gil (Rockingham, na Alemanha, e Houston).
"O Gil é, sem dúvida, um dos melhores pilotos do mundo", elogiou Roger Penske, dono da equipe, após a conquista.


Texto Anterior: Automobilismo: Com prova tática, Gil conquista bi na Indy
Próximo Texto: Brasil é o 2º país com mais títulos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.