São Paulo, quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pelo topo

Brasileiro tem três candidatos a líder

Palmeiras e Atlético-MG jogam hoje para evitar que São Paulo termine uma rodada no topo pela primeira vez em 2009

Time do Morumbi vence o Inter e vai ao topo de forma provisória num campeonato em que o alto número de empates explica equilíbrio

DA REPORTAGEM LOCAL

Da 2ª rodada até a 31ª, o Brasileiro-09 teve só três líderes.
Hoje, quando a 32ª jornada do torneio será completada, três times podem ir dormir no topo da competição.
Palmeiras, Atlético-MG e São Paulo são os candidatos ao primeiro lugar. Os dois primeiros têm a missão de evitar que o clube do Morumbi ocupe a liderança ao final de uma rodada pela primeira vez.
Ontem, no Morumbi, o São Paulo, que começou o dia na quarta colocação, venceu o Internacional por 1 a 0, gol de Washington, e ganhou a liderança provisória, com 55 pontos, um a mais do que o agora vice-líder Palmeiras, que recebe o decadente Goiás, e dois em relação ao Atlético-MG, que vai ao Rio de Janeiro enfrentar o desesperado Fluminense.
A 32ª rodada pode encurtar ainda mais a diferença entre os seis primeiros colocados -era de seis pontos quando ela começou e pode ficar em quatro.
O Cruzeiro, de virada e com um gol nos acréscimos, venceu o Santo André por 3 a 2, no Mineirão, e tem agora os mesmos 51 pontos que o Flamengo, que, sem Petkovic, foi derrotado pelo Barueri por 2 a 0 -o clube mineiro, porém, leva vantagem nos critérios de desempate.
Tamanho equilíbrio tem como uma de suas explicações o grande número de empates -a edição de 2009 tem a maior proporção de jogos sem vencedor da era dos pontos corridos.
Até agora, 28% dos jogos terminaram empatados. Entre 2003 e 2008, essa proporção nunca passou dos 25%.
A luta frenética pelo título, no entanto, não se repete na disputa contra o rebaixamento. Náutico, Sport e Fluminense terminaram entre os quatro piores em, pelo menos, 19 rodadas do Brasileiro até agora.
Depois dos confrontos de hoje, irão restar apenas seis rodadas para o fim do Brasileiro.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Graças a Bosco, São Paulo dorme líder do Brasileiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.