São Paulo, domingo, 29 de novembro de 1998

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FUTEBOL
Guerra de audiência entre TVs fortifica horário das 18h30 no futebol
Semifinais do Brasileiro consagram "novo Faustão'

JOÃO CARLOS ASSUMP€ÃO
da Reportagem Local

A batalha pela audiência entre as duas principais emissoras de TV do país começa a consagrar um novo horário para o futebol brasileiro -o das 18h30 de domingo.
Desde 15 de novembro, quando teve início a fase final do Brasileiro-98 e jogos no domingo passaram das 17h para as 18h30, a Rede Globo tem conseguido recuperar audiência num horário em que vinha sofrendo derrotas para a dupla Gugu-Silvio Santos.
Com a Rede Bandeirantes, que assim como a Globo detém os direitos de transmissão do campeonato, tem ocorrido algo parecido.
A partir das 18h, momentos antes do início do jogo a ser transmitido, sua audiência começa a subir e chega a dar picos de nove pontos, segundo dados do Ibope, não apenas durante a partida, mas também no "Apito Final", debate sobre a rodada do fim-de-semana sob o comando de Luciano do Valle, que começa logo após o jogo.
Com o sucesso inicial do novo horário, as duas emissoras tentarão convencer o Clube dos 13, que reúne as 16 principais agremiações do país, e a Confederação Brasileira de Futebol a adotá-lo, daqui para a frente, com mais frequência.
No caso da Globo, por exemplo, a direção da emissora gostou dos primeiros números de audiência que recebeu do Ibope.
Em 25 de outubro, quando ela ainda não transmitia jogos do campeonato aos domingos, o SBT chegou a batê-la várias vezes das 16h30 às 20h, quando, com o início do "Fantástico", a emissora de Silvio Santos começava a cair.
Entre as 18h e as 19h de 25 de outubro, um domingo sem jogo ao vivo na Globo, o SBT derrotou o "Domingão do Faustão", conseguindo 30 pontos de audiência em São Paulo às 18h, 31 às 18h15, 28 às 18h30 e novamente 28 às 18h45.
A Globo, por sua vez, manteve-se com 19 pontos entre 18h e 18h30, caindo um ponto às 18h45.
Já no domingo passado, quando a emissora transmitiu o jogo da Lusa contra o Coritiba, pelas quartas-de-final do Brasileiro, o quadro mudou.
Às 18h30, horário marcado para o início da partida, disputada no Paraná, a Globo subiu de 16 para 22 pontos, enquanto via o SBT cair de 23 para 20.
No intervalo da partida, a emissora de Silvio Santos voltou a virar a disputa, obtendo 24 contra 22 pontos da rival.
No segundo tempo, porém, a Globo recuperou-se mais uma vez, chegando a conseguir 27 pontos contra 21 do SBT.
Cada ponto representa 80 mil pessoas na Grande São Paulo.
Com a recuperação obtida no horário entre 18h30 e 20h15, graças ao futebol, a Globo acabou antecipando o início do Domingão do Faustão, que costumava começar depois das 16h, para as 14h20, resolvendo outro problema.
Esse problema são filmes e seriados que a emissora exibia antes do programa do Faustão e logo após o da Xuxa, com índices médios de audiência normalmente abaixo das expectativas.
Agora, com o novo horário do Faustão até o final do Brasileiro, eles não estão mais sendo exibidos.
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CBF e Clube dos 13 Quando contatada pelas emissoras de TV sobre a possibilidade da realização de jogos às 18h30 de domingo, a Confederação Brasileira de Futebol mostrou-se, a princípio, contrariada.
O temor da entidade devia-se à possível reação adversa do público que costuma ir aos estádios.
Em 1997, a CBF reconhece que o torcedor não ficou satisfeito com jogos às 19h de domingo. Em 1996, também não aprovou os que eram realizados aos sábados, às 21h40, logo após a novela da Globo.
Depois de reuniões com representantes da Globo, da Bandeirantes e do Clube dos 13, chegou-se à conclusão que, para o torcedor que não vai ao estádio, o horário das 18h30 pode até ser melhor do que o das 16h ou o das 17h.
Embora reconheçam que não seja o mais apropriado para quem frequenta estádios de futebol, de comum acordo ficou decidido que a transmissão, a princípio, não será liberada para a praça em que acontece o jogo.
Com isso, o torcedor que quer ver seu time jogar acaba indo ao estádio, seja o jogo às 16h, às 17h ou mesmo às 18h30.
Ao decidir atender aos interesses das emissoras, a CBF e os principais clubes do Brasil dizem que estão ajudando a valorizar o Campeonato Brasileiro, tornando-o um produto mais forte -e consequentemente mais caro- para futuras negociações.
Pelo Brasileiro-98, Globo, Bandeirantes e Globosat desembolsaram, em conjunto, R$ 50 milhões. O valor foi o mesmo pago pelo de 1997 e será igual ao de 1999.
A partir de 2000, quando um novo contrato será assinado, os clubes acreditam que o valor voltará a subir significativamente, como aconteceu entre 1996 e 1997 -até 96, em vez dos atuais R$ 50 milhões, as emissoras desembolsavam US$ 12 milhões pelo torneio.
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Domínio paulista Não foi só dentro dos campos que as equipes de São Paulo têm predominado, pelo menos até o início das semifinais do Brasileiro. Nas transmissões pela TV, também. Até aqui, dos cinco times que mais tiveram seus jogos transmitidos ao vivo por emissoras de TV aberta -Globo ou Bandeirantes-, três são do Estado de São Paulo.
O Corinthians é o líder, com 13 jogos. Em segundo lugar, estão Botafogo-RJ e Palmeiras, que tiveram 11 partidas cada transmitidas por Globo e Bandeirantes. Na terceira colocação, aparece o Santos, com dez jogos. O quarto colocado é o Flamengo, com oito.
O São Paulo, que fez fraca campanha no campeonato deste ano, e o Vasco, cuja prioridade sempre foi a decisão do Mundial em Tóquio, tiveram sete.
Já a Lusa, um dos quatro semifinalistas, teve três jogos em TVs abertas, incluindo o contra o Coritiba, já pelas quartas-de-final.
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Colaborou Paulo Cobos, da Reportagem Local



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