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FUTEBOL
Guerra de audiência entre TVs fortifica horário das 18h30 no futebol
Semifinais do Brasileiro consagram "novo Faustão'
JOÃO CARLOS ASSUMP€ÃO
da Reportagem Local
A batalha pela audiência entre as
duas principais emissoras de TV
do país começa a consagrar um
novo horário para o futebol brasileiro -o das 18h30 de domingo.
Desde 15 de novembro, quando
teve início a fase final do Brasileiro-98 e jogos no domingo passaram das 17h para as 18h30, a Rede
Globo tem conseguido recuperar
audiência num horário em que vinha sofrendo derrotas para a dupla
Gugu-Silvio Santos.
Com a Rede Bandeirantes, que
assim como a Globo detém os direitos de transmissão do campeonato, tem ocorrido algo parecido.
A partir das 18h, momentos antes do início do jogo a ser transmitido, sua audiência começa a subir
e chega a dar picos de nove pontos,
segundo dados do Ibope, não apenas durante a partida, mas também no "Apito Final", debate sobre a rodada do fim-de-semana
sob o comando de Luciano do Valle, que começa logo após o jogo.
Com o sucesso inicial do novo
horário, as duas emissoras tentarão convencer o Clube dos 13, que
reúne as 16 principais agremiações
do país, e a Confederação Brasileira de Futebol a adotá-lo, daqui para a frente, com mais frequência.
No caso da Globo, por exemplo,
a direção da emissora gostou dos
primeiros números de audiência
que recebeu do Ibope.
Em 25 de outubro, quando ela
ainda não transmitia jogos do
campeonato aos domingos, o SBT
chegou a batê-la várias vezes das
16h30 às 20h, quando, com o início
do "Fantástico", a emissora de Silvio Santos começava a cair.
Entre as 18h e as 19h de 25 de outubro, um domingo sem jogo ao
vivo na Globo, o SBT derrotou o
"Domingão do Faustão", conseguindo 30 pontos de audiência em
São Paulo às 18h, 31 às 18h15, 28 às
18h30 e novamente 28 às 18h45.
A Globo, por sua vez, manteve-se
com 19 pontos entre 18h e 18h30,
caindo um ponto às 18h45.
Já no domingo passado, quando
a emissora transmitiu o jogo da
Lusa contra o Coritiba, pelas quartas-de-final do Brasileiro, o quadro mudou.
Às 18h30, horário marcado para
o início da partida, disputada no
Paraná, a Globo subiu de 16 para
22 pontos, enquanto via o SBT cair
de 23 para 20.
No intervalo da partida, a emissora de Silvio Santos voltou a virar
a disputa, obtendo 24 contra 22
pontos da rival.
No segundo tempo, porém, a
Globo recuperou-se mais uma vez,
chegando a conseguir 27 pontos
contra 21 do SBT.
Cada ponto representa 80 mil
pessoas na Grande São Paulo.
Com a recuperação obtida no
horário entre 18h30 e 20h15, graças
ao futebol, a Globo acabou antecipando o início do Domingão do
Faustão, que costumava começar
depois das 16h, para as 14h20, resolvendo outro problema.
Esse problema são filmes e seriados que a emissora exibia antes do
programa do Faustão e logo após o
da Xuxa, com índices médios de
audiência normalmente abaixo
das expectativas.
Agora, com o novo horário do
Faustão até o final do Brasileiro,
eles não estão mais sendo exibidos.
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CBF e Clube dos 13
Quando contatada pelas emissoras de TV sobre a possibilidade da
realização de jogos às 18h30 de domingo, a Confederação Brasileira
de Futebol mostrou-se, a princípio, contrariada.
O temor da entidade devia-se à
possível reação adversa do público
que costuma ir aos estádios.
Em 1997, a CBF reconhece que o
torcedor não ficou satisfeito com
jogos às 19h de domingo. Em 1996,
também não aprovou os que eram
realizados aos sábados, às 21h40,
logo após a novela da Globo.
Depois de reuniões com representantes da Globo, da Bandeirantes e do Clube dos 13, chegou-se à
conclusão que, para o torcedor que
não vai ao estádio, o horário das
18h30 pode até ser melhor do que o
das 16h ou o das 17h.
Embora reconheçam que não seja o mais apropriado para quem
frequenta estádios de futebol, de
comum acordo ficou decidido que
a transmissão, a princípio, não será liberada para a praça em que
acontece o jogo.
Com isso, o torcedor que quer
ver seu time jogar acaba indo ao
estádio, seja o jogo às 16h, às 17h
ou mesmo às 18h30.
Ao decidir atender aos interesses
das emissoras, a CBF e os principais clubes do Brasil dizem que estão ajudando a valorizar o Campeonato Brasileiro, tornando-o
um produto mais forte -e consequentemente mais caro- para futuras negociações.
Pelo Brasileiro-98, Globo, Bandeirantes e Globosat desembolsaram, em conjunto, R$ 50 milhões.
O valor foi o mesmo pago pelo de
1997 e será igual ao de 1999.
A partir de 2000, quando um novo contrato será assinado, os clubes acreditam que o valor voltará a
subir significativamente, como
aconteceu entre 1996 e 1997 -até
96, em vez dos atuais R$ 50 milhões, as emissoras desembolsavam US$ 12 milhões pelo torneio.
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Domínio paulista
Não foi só dentro dos campos
que as equipes de São Paulo têm
predominado, pelo menos até o
início das semifinais do Brasileiro.
Nas transmissões pela TV, também. Até aqui, dos cinco times que
mais tiveram seus jogos transmitidos ao vivo por emissoras de TV
aberta -Globo ou Bandeirantes-, três são do Estado de São
Paulo.
O Corinthians é o líder, com 13
jogos. Em segundo lugar, estão Botafogo-RJ e Palmeiras, que tiveram
11 partidas cada transmitidas por
Globo e Bandeirantes. Na terceira
colocação, aparece o Santos, com
dez jogos. O quarto colocado é o
Flamengo, com oito.
O São Paulo, que fez fraca campanha no campeonato deste ano, e
o Vasco, cuja prioridade sempre
foi a decisão do Mundial em Tóquio, tiveram sete.
Já a Lusa, um dos quatro semifinalistas, teve três jogos em TVs
abertas, incluindo o contra o Coritiba, já pelas quartas-de-final.
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Colaborou
Paulo Cobos, da Reportagem Local
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