São Paulo, terça-feira, 30 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

F-1

Atual campeão da categoria, Michael Schumacher diz que título não vai abalar sua motivação para o próximo Mundial

Ferrari mostra carro e esquece modéstia

Associated Press
Os pilotos Michael Schumacher, Rubens Barrichello e Luca Badoer (esq. para a dir.) mostram a F2001, novo modelo da Ferrari, na apresentação de ontem, em Fiorano


DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Ferrari apresentou ontem em Fiorano a F2001, seu carro para a próxima temporada da F-1, e estreou um novo comportamento, sem a modéstia que marcou seus 21 anos sem títulos do Mundial.
Em seus discursos, tanto a dupla de pilotos do time, Michael Schumacher e Rubens Barrichello, como a direção ferrarista descarregaram otimismo: todos falaram em manter na escuderia o título conquistado no ano passado.
Primeiro campeão pela Ferrari desde 1979, Schumacher foi o mais incisivo. Mandando um recado para Juan Pablo Montoya, da Williams, e Jenson Button, da Benetton, desafiou os pilotos jovens a superá-lo neste ano.
E, contrariando comentários que circularam na Europa nos últimos meses, descartou qualquer possibilidade de aposentadoria.
"Muita gente acha que minha motivação estará menor, já que finalmente conquistei o título", disse. "Mas eu nasci para correr. Gosto de estar no limite o tempo todo e isso ainda me dá muito prazer. Quero continuar nisso."
Ao longo de seus 21 anos de jejum, a Ferrari mostrou um comportamento mais cauteloso, apesar da euforia habitual da imprensa italiana e dos torcedores.
Ontem, assim que a F2001 foi mostrada, com o número 1 (referente ao título de Schumacher) pintado em sua carenagem, toda essa cautela foi para o espaço.
"O carro tem um aspecto vencedor, o que nos deixa bastante animados", afirmou Barrichello.
Para o francês Jean Todt, o diretor esportivo da escuderia, "as coisas serão diferentes em 2001".
"Por muitos anos, tentamos trazer o número 1 para a Ferrari e, graças ao Michael, conseguimos. Agora, tudo será diferente, com menos tensão e muita determinação para repetir a dose", afirmou.
Todt tinha motivos para falar em "menos tensão". Em seu discurso na apresentação do carro, o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, garantiu o emprego de toda a cúpula do time, que viveu os últimos anos sob constantes ameaças de demissão.
"Pela primeira vez desde que assumi o comando da Ferrari (no início da temporada de 1991), posso garantir a todos os nossos funcionários e aos torcedores que vamos conquistar o título", completou Montezemolo.

Homenagem
A apresentação da F2001 fez uma homenagem aos "tifosi", os fanáticos seguidores ferraristas. Cerca de mil torcedores foram convidados pela equipe e ficaram sentados próximos do carro durante o evento. Vestidos com camisetas vermelhas e brancas, formavam a sigla F2001 nas arquibancadas montadas em Fiorano.
"Vocês são fantásticos", declarou Schumacher, que, como no ano passado, arriscou uma frase em italiano ao fim de seu pronunciamento: "Forza Ferrari".
O site de um dos principais jornais italianos, ontem, porém, já achou um "defeito" no modelo.
"O carro é muito feio. Mas carros de corrida não precisam ser bonitos. Só precisam andar na frente dos outros", escreveu a página do "La Repubblica".
Apresentada com a aerodinâmica padrão exigida pela FIA (entidade máxima do automobilismo), a F2001, no entanto, deve sofrer modificações antes de sua estréia oficial, em março, no primeiro treino para o GP da Austrália.
"Vamos começar a testar desde já. O carro com certeza estará bastante modificado para a primeira corrida da temporada", afirmou Schumacher.
Hoje mesmo o alemão começa os testes com a F2001 em Fiorano. Barrichello, por enquanto, terá que esperar que a equipe finalize outras unidades do carro. Nesta semana, vai treinar com o carro do ano passado em Barcelona.
Em 2000, o time enfrentou atrasos nos testes, principalmente devido a problemas com o motor. Para este ano, a situação é melhor: mais leve e mais potente que a versão anterior, o novo propulsor começa a girar nesta manhã.


Texto Anterior: Dia-a-dia dos clubes
Próximo Texto: Barrichello admite erro em 2000
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.