São Paulo, domingo, 30 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Prefeito quer mais atletas da cidade no time

DE SÃO PAULO

Um dos planos do São Bernardo é ter a maioria de seus jogadores nascidos ou criados na cidade. Essa é uma das ideias do prefeito Luiz Marinho (PT) para intensificar a relação entre o clube e o município.
No atual elenco, seis dos 28 jogadores nasceram em São Bernardo. Mas, segundo a diretoria, há vários outros que cresceram na região do ABC.
"É um sonho nosso ter o elenco inteiro da cidade. Hoje, temos em torno de 50% do time nascido ou criado aqui, incluindo migrantes", informou o presidente do clube, Luiz Fernando Teixeira.
A iniciativa é similar à adotada por clubes europeus, como o Athletic Bilbao, que só aceita jogadores do País Basco, região ao norte da Espanha.
A prefeitura estuda propor uma alteração na estrutura jurídica do São Bernardo para garantir sua permanência na cidade e evitar casos como o do ex-Barueri, que se mudou para Presidente Prudente.
Hoje, o time é um clube- -empresa, cujos donos são Teixeira, Édson Asarías e Edinho Montemor. Em tese, o clube poderia mudar de cidade, como já fizeram outras equipes paulistas.
O prefeito pensa em pedir que o São Bernardo se transforme numa associação sem fins lucrativos -como São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos, por exemplo. Há até a possibilidade de ser criado um conselho, com participação da sociedade, para definir os rumos do time.
"Às vezes, há divergências entre o clube e a prefeitura", disse Marinho. "Temos que construir um modelo para criar identidade com a cidade." (RM)


Texto Anterior: Handebol e canoagem também são alvos
Próximo Texto: Tite escala reservas e provoca titulares
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.