São Paulo, domingo, 30 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

restam 3

Palmeiras troca dor por vaga

Equipe confirma ascensão meteórica com 7ª vitória seguida e se garante na semifinal do Paulista

Enquanto palmeirenses festejam, Santos só empata com o Rio Claro, o primeiro rebaixado do campeonato, e fica mais longe da semi

DA REPORTAGEM LOCAL

"Se conseguirmos, vai ser uma classificação bastante doída." A frase é do técnico Vanderlei Luxemburgo, após o empate contra o Rio Preto, por 1 a 1, no dia 23 de fevereiro.
Àquela altura, o Palmeiras ocupava uma modesta nona colocação na tabela do Paulista e fazia campanha irregular, com quatro vitórias, quatro empates e três derrotas.
Mais de um mês depois, o time atropelou o São Caetano, ontem à tarde, no Parque Antarctica, e carimbou a primeira vaga das quatro disponíveis para as semifinais do Estadual.
Os 3 a 1 conquistados em partida inspirada do chileno Valdivia, o grande nome do time no momento, representaram também o sétimo triunfo consecutivo da equipe de Vanderlei Luxemburgo no campeonato.
Agora, mais do que um dos candidatos ao título, o Palmeiras se tornou o principal deles.
A ascensão meteórica consolidou, também, a química de Luxemburgo com seus comandados. Na fase em que tudo dá certo, até o volante Pierre, após 66 partidas pelo clube, conseguiu marcar seu primeiro gol com a camisa alviverde.
O objetivo da vez é terminar a primeira etapa do torneio no topo da tabela, posição na qual se encontra com 37 pontos. Mais do que status, a liderança lhe dará a vantagem de jogar por resultados iguais nas finais.
O Guaratinguetá, principal oponente, busca retomar o trono hoje, em casa, contra o desesperado Sertãozinho.
O São Paulo depende apenas de si para não chegar à 19ª rodada fora do G4. Basta vencer o Bragantino. De quebra, eliminaria o Santos das semifinais.
Isso porque o time alvinegro perdeu a oportunidade de entrar pela primeira vez no grupo dos classificados ao empatar por 1 a 1 com o Rio Claro, que se tornou o primeiro rebaixado.
Caso seja eliminado pelo rival, o Santos poderá se vingar na última rodada, quando recebe a Ponte Preta, adversária direta dos são-paulinos e que ontem fez 3 a 2 no Noroeste. Com 34 pontos, irá para a última rodada brigando cabeça a cabeça com o time tricolor.
No baixo clero, quatro clubes vão lutar contra o descenso. Juventus (17), Guarani (16), Rio Preto (15) e Sertãozinho (15) -que ainda joga hoje- lutam para escapar da A-2.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Santos empata com lanterna e fica longe do G4
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.