São Paulo, quarta-feira, 30 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nadadores criticam novo maiô "high-tech"

DA REPORTAGEM LOCAL

O maiô "high-tech" que vestiu nadadores na maioria esmagadora de recordes superados neste ano não é unanimidade. E, dizem os próprios atletas, foi fabricado para poucos.
A australiana Leisel Jones, campeã olímpica e mundial, reclamou do LZR Racer. Na semana passada, durante torneio de natação em piscina curta em seu país, a atleta saiu frustrada dos 200 m peito. Disse que o traje encheu de água e não ficou tão aderente ao corpo. Ela havia quebrado o recorde dos 100 m peito um dia antes.
"Ele lasseia após umas três provas. Eu queria ser rápida e me preparei bem. O maiô enchendo de água não ajudou muito. Isso me deixou um pouco cansada, arrastando a água com força", afirmou ela.
Na seletiva olímpica da Austrália, Jessicah Schipper havia apontado mesmo problema nos 200 m borboleta. O sul-coreano Tae Hwan-park também chiou. Além de reclamar da entrada de água, avaliou que o traje está mais adaptado a provas curtas do que longas.
Se forem levadas em conta as marcas superadas neste ano, a observação faz sentido.
Apenas a australiana Stephanie Rice, nos 400 m medley, cravou o melhor tempo vestida pelo LZR Racer em uma prova com mais de 200 m. Dos 18 recordes em piscina longa neste ano, 15 envolveram competições de 100 m ou 50 m.
Só a italiana Federica Pellegrini quebrou recorde sem o novo maiô, nos 400 m livre.
Seu país, aliás, abriu uma cruzada contra o traje. O Comitê Olímpico Italiano irá testar peças de diferentes marcas, inclusive o polêmico LZR da Speedo. A entidade quer verificar se o maiô ajuda na flutuabilidade dos nadadores.
Essa é a principal crítica de dirigentes e nadadores que questionam a aprovação da Federação Internacional de Natação ao traje. Dizem que não foi feito teste para verificar esse item, que poderia provocar veto ao maiô. A pesquisa deve ficar pronta em dois meses.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Imprensa diz ser vítima de ameaças
Próximo Texto: Tênis - Régis Andaku: Osso duro de roer
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.