São Paulo, quarta-feira, 30 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saltador perde o "doce" do Pan dias após convocação

Ubirajara Barbosa, que agora nem quer ver o evento, diz que confederação criou expectativa e depois o frustrou

Atleta paulista chegou a ser anunciado no trampolim de 3 m no lugar de Cassius Duran, que estará presente em outras três provas no Rio


Eduardo Knapp/Folha Imagem
Ubirajara Barbosa, que ganhou vaga no Pan do Rio e a perdeu dez dias depois, salta no Pinheiros


FABIO GRIJÓ
DA SUCURSAL DO RIO

Durou dez dias a presença de Ubirajara Barbosa na equipe de saltos ornamentais que disputará o Pan. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos chegou a anunciar o paulista no time após o Troféu Brasil, a última seletiva da modalidade. Depois, reviu critérios e excluiu Barbosa dos Jogos do Rio.
"Foi muito difícil. Era como se tivessem tirado doce de criança. Estava feliz pela participação no Pan. De repente, soube que não estou mais nos Jogos", conta o saltador.
Barbosa foi confirmado no grupo de oito saltadores para o evento em 15 de abril. Ele não obteve o índice, mas teve o nome incluído na lista por decisão técnica da CBDA.
Cassius Duran tinha conseguido a vaga no trampolim de 3 m, mas, de acordo com a confederação, esta seria a prova em que ele teria menos chances no Pan. Por isso, justificou a CBDA, optou por convocar Barbosa para a disputa.
A medida, disse a entidade na época, visava poupar Duran, que estava certo em outras três provas no Pan: plataforma, plataforma sincronizada e trampolim de 3 m sincronizado.
Duran tinha terminado o Troféu Brasil em segundo no trampolim de 3 m. Barbosa tinha cravado a terceira posição. Só os dois primeiros, pela regra da CBDA, iriam aos Jogos.
Em 25 de abril, dez dias após ter ratificado o nome de Barbosa no Pan, a confederação eliminou o atleta. Duran tinha protestado contra sua exclusão do trampolim de 3 m.
Em comunicado em seu site, a CBDA afirmou: "Chegou-se a pensar em convocar Ubirajara Barbosa para o trampolim de 3 m e, assim, poupar Cassius para as provas que a comissão considera que ele terá mais chances de sucesso no Pan, o que já foi descartado, inclusive por opção do próprio Cassius".
A confederação se contradisse. Em 15 de abril, tinha anunciado a convocação de Barbosa também em sua página na internet. "Foi escolhido para completar a equipe brasileira o atleta Ubirajara Barbosa, o Bira, do Pinheiros, detentor da terceira marca tanto no trampolim de 3 m como na plataforma", informou a CBDA.
Ainda que tenha sido pego de surpresa com a vaga no Pan -afinal, não a tinha obtido na piscina-, Barbosa conta ter ficado frustrado com o episódio.
"Já pus a Olimpíada [de Pequim] como meta. Espero que, no ano que vem, consiga dar a resposta", diz o saltador, que foi ao Pan de Santo Domingo-2003 na plataforma. "Não tenho nada contra o Cassius. Somos do mesmo clube [Pinheiros], é um ótimo saltador, desejei-lhe sorte durante o Pan."
Barbosa conta ter sabido que iria ao Pan após o Troféu Brasil. Ele tinha saído da piscina sem o índice. "Estava no restaurante, quando me chamaram e me avisaram que tinha a vaga", diz, sobre a comissão técnica.
O paulista afirma até ter montado o planejamento de treinos para o Pan. "O Troféu Brasil foi num domingo. No mesmo dia, montei com meu técnico o treinamento. Na terça, já treinava. Não podia perder tempo." Barbosa revela que não pretende assistir aos Jogos. "Quero estar longe, vou viajar."


Texto Anterior: Régis Andaku: Acabou antes da hora
Próximo Texto: Vistoria: Vila está ok, afirma Conselho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.