UOL


São Paulo, sábado, 30 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Time de Emerson Leão vira alvo no Brasileiro ao alcançar o primeiro lugar e tenta sua oitava vitória fora de casa

Santos defende a liderança em Fortaleza

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Pela primeira vez o Santos virará vidraça no Campeonato Brasileiro: hoje, a equipe defende a liderança, condição que perseguiu desde o início da competição e só conquistou na última rodada, beneficiado pelo tropeço do ex-líder Cruzeiro. Contra o Fortaleza, às 16h, o time de Emerson Leão tenta a sua oitava vitória fora de casa.
O problema é que, no segundo turno, o time ainda não enfrentou nenhum dos adversários que disputam as primeiras posições (Cruzeiro, São Paulo, Coritiba, Internacional) e ainda possui antecedentes de não se sair bem contra equipes mal posicionadas na tabela, exatamente o caso do vice-lanterna Fortaleza.
Foi assim, por exemplo, nas derrotas para o Grêmio (2 a 0), último colocado, Figueirense (1 a 0) e no empate em casa com o Goiás (3 a 3), antes de a equipe goiana ensaiar a fulminante reação no segundo turno.
"O fato de o Fortaleza estar mal classificado não quer dizer nada. Já perdemos para equipes mal classificadas e vencemos outras maravilhosamente classificadas", afirmou o técnico Emerson Leão.
O clube não quer correr o risco de perder a liderança logo na primeira rodada nessa condição.
"Tivemos várias oportunidades para chegar a liderança e demoramos para isso. Agora que chegamos lá, não podemos retroceder. Precisamos da vitória", afirmou o treinador santista.
Determinado a apostar na manutenção do novato Marcelo no comando do ataque, o treinador terá um único desfalque na partida de hoje -o atacante Robinho, suspenso por cartões amarelos, será substituído pelo meia Fabiano, que mais uma vez atuará improvisado na frente.
"Taticamente, os dois [Fabiano e Marcelo] fazem um fechamento muito bom e têm presença de área", justificou o técnico.
Marcelo não teme o desentrosamento do ataque. "O Fabiano é um jogador de bom toque de bola e no treino fizemos boas jogadas e criamos algumas oportunidades. Espero que no jogo nós possamos apresentar o mesmo futebol", afirmou o atacante.
Os jogadores festejaram atuar em Fortaleza, onde, apesar do apoio maciço que geralmente os torcedores locais dão ao time da casa, o clima, para eles, será mais favorável.
"Jogar com o frio e a chuva que estão fazendo aqui não dá. Com uma temperatura de 30 graus será bem melhor. E, jogar contra a pressão de um estádio cheio, estamos acostumados. Durante toda a Libertadores foi assim", afirmou o lateral Léo.
No Fortaleza, a principal novidade será a adoção do esquema tático 4-4-2 em substituição ao 3-5-2, formação usada ao longo da temporada. Alyson, expulso na derrota de 3 a 1 para o Atlético-PR, cumprirá suspensão.
Rena, que substitui Finazzi, vai atuar como meia-atacante. No meio-campo, as novidades são Messias e Michel.


NA TV - Fortaleza x Santos, Globo, ao vivo, às 16h


Texto Anterior: Com crise agravada, Fluminense pega Grêmio na luta contra o rebaixamento
Próximo Texto: Oposição diz que situação prepara "golpe"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.