São Paulo, quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS SARLI

Camisetas molhadas



Brasil, com duas surfistas na elite, pode ter boa surpresa em breve, já que uma é nona e outra quarta no Mundial


AS PRANCHAS aterrissam com força no Nordeste. A maravilhosa Itacaré, Bahia, foi o centro do surfe feminino durante duas semanas. Depois de assistir à australiana Nicola Atherton vencer a 12ª etapa do WQS, a cidade baiana acompanhou a graça e a técnica das tops mundiais no Billabong Girls Pro WCT 2007, a terceira das sete etapas da primeira divisão mundial.
E outra vitória australiana. O caneco, com o cheque de US$ 12 mil e 1.200 pontos no ranking, foi para Samantha Cornish, que despachou a cearense Silvana Lima (também vice no WQS de Itacaré) na final e garantiu, pela segunda vez em cinco anos, o título de uma etapa do WCT.
Mais uma surpresa no Tour feminino. Surpresa que, em breve, pode ser brasileira. Com o segundo lugar, a aguerrida Silvana Lima subiu para a quarta posição no Mundial. São apenas 2 brasileiras entre as 17 que compõem a elite (no masculino são 7 em 45), mas as chances de o Brasil levar uma mulher ao topo são maiores que as dos homens. Nossa outra representante é a catarinense Jacqueline Silva, muito perto do bicampeonato do WQS e nona no WCT.
O resultado da etapa brasileira levou Cornish para segundo no ranking, liderado por Stephanie Gilmore, também da Austrália, terceira na Bahia. Outra sensação é Chelsea Hedges, ex-Georgeson, australiana recém-casada que briga pelo bi mundial. Ela ficou em quinto e desceu do primeiro para o terceiro posto, mas ficou com os prêmios de melhor onda e manobra no mar de 1 m, na praia da Tiririca. Agora, vão à Espanha para a etapa de Santander.
Enquanto as melhores surfistas do mundo deixam o Nordeste rumo ao velho continente, os ventos do kitesurfe trazem Gisela Pulido, da Espanha, e a brasileira Bruna Kajiya para as águas mornas do Piauí. Sob os ventos da praia do Coqueiro acontece, de 19 a 23 de setembro, a penúltima etapa do mundial da PKRA. A jovem espanhola não perde mais e Bruna ficou de novo com o vice. Mas, antes de disputar a etapa brasileira do mundial, a garota de Ilhabela faz duas paradas no Brasileiro, o Oi Kitesurf. Hoje começa a etapa cearense e no dia 13 é no Piauí. Mais duas etapas do nacional estão marcadas para outubro e novembro.

WCT BRASIL
A 60 dias da data programada para ter início, a etapa brasileira masculina do Mundial de surfe ainda não está confirmada. Teco Padaratz, organizador, procura patrocínio.

MULTIDÃO RECORDE
Neste domingo, em nove praias do mundo, haverá a tentativa da quebra de recorde do maior número de surfistas na mesma onda. No Brasil, mais de cem surfistas se juntam em Santos para a tentativa.

BOLETIM DAS ONDAS
O globoesporte.com estréia hoje serviço de monitoramento com transmissão ao vivo de 20 praias mais boletim meteorológico.

sarli@trip.com.br

Texto Anterior: Ginástica: Rival de Diego quebra pernas e sai do Mundial
Próximo Texto: Morumbi ganha força para Mundial
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.