UOL


São Paulo, terça-feira, 30 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

Sonho de verão

MELCHIADES FILHO
EDITOR DE ESPORTE

Não me lembro de férias tão agitadas na NBA. Sem exceção, todos os candidatos ao título se mexeram nos bastidores. A pré-temporada, que oficialmente começou ontem, é o pretexto da coluna para recapitular o verão dessas equipes. Hoje, é a vez da Conferência Oeste -na semana que vem, dos "orientais".
San Antonio - Pendurou os tênis do pivô David Robinson e do gatilho Steve Kerr. Perdeu o armador Speedy Claxton e o ala Stephen Jackson, essenciais na conquista do campeonato passado. Para dividir os garrafões com Tim Duncan, convidou em vão Alonzo Mourning. Fechou com o esloveno Radoslav Nesterovic (ex-Minnesota), que, se fisicamente não assusta, pelo menos sabe passar e chutar de meia distância. Reconstruiu o banco com os versáteis Ron Mercer (Indiana), Hedo Turkoglu (Sacramento) e Robert Horry (LA Lakers). Ganhou em QI, mas comprometeu a química que fez diferença em 02/03.
Los Angeles Lakers - Dois veteranos estrelados, o ala-pivô Karl Malone e o armador Gary Payton, toparam trocar o dinheiro dos fracos Utah e Milwaukee pelo sonho do primeiro título na carona de Shaquille O'Neal e Kobe Bryant. Os holofotes de Hollywood giraram tanto que ninguém reparou no adeus dos arremessos outrora salvadores de Horry. Resta agora saber se os contratados se sujeitarão ao papel de coadjuvante. E se o julgamento de Kobe, acusado de estuprar uma recepcionista de hotel, arruinará a concentração do time. Nunca a psicologia zen-budista do técnico Phil Jackson foi tão necessária.
Sacramento - Melhorou sob as tabelas, com a vinda do troglodita Brad Miller (Indiana). Piorou no perímetro, com a saída dos suplentes Jim Jackson e Turkoglu. Mas o ponto-chave continua: será que o ala-pivô Chris Webber finalmente completará uma temporada sem problemas físicos?
Dallas - Outro que fracassou no leilão por Mourning. Na tentativa de solucionar o déficit nos rebotes, a equipe mais ofensiva da NBA sacrificou a alma do grupo que por pouco não vingou em 02/03. No troca-troca com o Golden State, recebeu o ala Antwan Jamison e o ala-pivô Danny Fortson e cedeu o armador Nick van Exel.
Minnesota - Pela primeira vez, cercou de talento o astro Kevin Garnett, que ainda persegue a primeira vitória em playoffs. Acertou com os armadores Sam Cassell (Milwaukee) e Latrell Sprewell (NY Knicks) e com o promissor pivô Michael Olowokandi (LA Clippers). Detalhe que intriga os torcedores: os três são famosos por criar encrenca com técnicos.
Phoenix - Acentuou seu processo de rejuvenescimento não apenas ao selecionar dois "estrangeiros" no "draft" como ao prometer a eles bastante tempo de quadra: o ala sérvio Zarko Cabarkapa e o armador brasileiro Leandrinho.
Houston - Acertou com dois alas: o ofensivista Eric Piatkowski (LA Clippers) e o defensivista Adrian Griffin (Dallas). No entanto o principal reforço é o treinador "cdf" Jeff van Gundy, que, após sabático de dois anos, promete desenhar um esquema tático que enfim explore as habilidades do gigante chinês Yao Ming.

Suor 1
Em fevereiro, quando a NBA decidiu esticar o primeiro "round" dos playoffs para uma melhor de sete jogos, o sindicato dos atletas bateu pé e garantiu duas contrapartidas para a pré-temporada: o fim dos treinos diários em dois turnos e uma semana a mais (obrigatória) de férias para os veteranos. Por isso, as 29 equipes começaram sua preparação desfalcadas -e, até agora, com intensidade "meia-boca".

Suor 2
A "meia-boca" chocou o brasileiro Alex, franco-atirador no San Antonio. Ao "Lance!", ele narrou suas primeiras impressões da liga: "Treino, treino, mais treino. Isso me chamou a atenção". Ao "Jornal da Tarde", disse: "Os treinos são muito intensos. O nível de exigência é altíssimo, não tenho tempo de respirar. Chego ao hotel acabado".

E-mail melk@uol.com.br


Texto Anterior: Santos admite desânimo no Brasileiro
Próximo Texto: Futebol - Marcos Augusto Gonçalves: Nada a ver
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.