São Paulo, quarta-feira, 30 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

NBA vê hoje 1º brasileiro após quase 11 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

Após quase 11 anos, o Brasil volta hoje a ter um representante nas quadras da NBA, a liga profissional norte-americana de basquete.
O ala-pivô Maybyner Rodney Hilário, o Nenê, 20, ex-Vasco, deve entrar no decorrer da partida em que seu time, o Denver Nuggets, enfrenta como visitante o Minnesota Timberwolves.
A última vez que um atleta brasileiro participou de um jogo da temporada da NBA foi em novembro de 1991, quando o pivô José João Vianna, o Pipoka, assinalou dois pontos em sua única atuação pelo Dallas Mavericks.
Na pré-temporada, Nenê, 2,10 m e 120 kg, começou na reserva em todas as oito partidas do Denver. O treinador Jeff Bzdelik, contudo, utilizou bastante o brasileiro, uma média de 25,3 minutos por jogo -mais que qualquer companheiro de equipe.
Nenê, que tem nos rebotes seu melhor fundamento, deve ter pela frente um ano inglório, pois seu time é considerado um dos mais fracos do campeonato 2002/03 -nos confrontos preparatórios, foi derrotado sete vezes.
"O time é novo, muito jovem, será um ano primordial para ganhar experiência", afirma o jogador, que utilizará a camisa de número 31 (usava o 13 no Brasil) e terá seu sobrenome, Hilário, grafados no dorso do uniforme.
Em sua estada nos EUA, Nenê, natural de São Carlos (SP), tem tido no idioma sua maior dificuldade. "Por enquanto, ele só enrola na conversa com os jogadores. Nada intensivo", declara José Santos, empresário do ala-pivô.
"O inglês tá indo, estou fazendo algumas aulas, vou gesticulando, a comunicação vai andando", diz Nenê, minimizando o problema.


Texto Anterior: Brasil na Europa
Próximo Texto: Automobilismo: Bélgica pode mudar lei para receber corrida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.