São Paulo, sexta-feira, 30 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOXE

Golpe baixo

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

A história do pugilismo está repleta de acontecimentos surpreendentes ou bizarros.
Uma hora é a mãe de um pugilista que vai ao ringue e agride o rival do filho com o salto do sapato. Em outra, um pára-quedista aterrissa no ringue e interrompe a disputa do título dos pesados.
Também há o caso das mordidas de Mike Tyson nas orelhas de Evander Holyfield. Ou de Andrew Golota, que perdeu por desqualificação dois combates seguidos que vinha dominando.
Pois bem, um novo capítulo pode ser adicionado a essa série.
Na última semana, em Nova York, uma programação beneficente (""Fighting for America, A Night of Thanksgiving"), em que parte da renda e até mesmo a bolsa de alguns boxeadores que abriram mão destas serão revertidas em favor de parentes das vítimas dos atentados ao World Trade Center, resultou em um dos mais inusitados episódios do esporte.
Na luta de fundo, decidida por pontos, enfrentaram-se os médios James Butler e Richard Grant.
A vitória de Grant foi unânime e após o anúncio da decisão, dentro do espírito solidário do evento, ambos se dirigiram ao centro do ringue para se cumprimentar.
Mas, enquanto Grant, com um sorriso, abriu sua guarda para abraçar o adversário, Butler, bastante irritado com a decisão dos jurados (por causa da derrota perderia sua posição no ranking da FIB), aproveitou a situação para enfiar potente golpe no rival (já descalço das luvas, o que causa muito mais dor), que foi à lona.
Quando se levantou, Grant sangrava e havia a suspeita de ter sofrido uma fratura na mandíbula.
Resultado, Butler, o agressor, foi escoltado para fora da arena não por seus torcedores, mas por policiais. Também teve a licença de pugilista cassada pela Comissão Atlética de Nova York por tempo indeterminado e deve ser boicotado por promotores (Lou di Bella, que organizou a programação de sexta passada, já disse que não usará Butler em nenhuma de suas futuras programações).
Um caso semelhante ao de Butler x Grant ocorreu em 1908, quando Billy Papke tornou-se o campeão dos médios ao surpreender Stanley Ketchel com um potente soco quando este estendeu a mão para cumprimentá-lo antes do início do primeiro assalto.
Por causa disso, os pugilistas passaram a se cumprimentar, a partir do início da luta, apenas antes do início do último assalto.
Mas, mesmo nesse caso, Papke poderia justificar que uma das obrigações do pugilista é, como instrui o juiz, ""se proteger sempre durante uma luta". Não foi o caso de Butler x Grant, cujo VT da programação a ESPN International exibe hoje, a partir das 23h30.

Em outro episódio relacionado aos atentados terroristas, o supermédio australiano Anthony Mundine, que ganhou notoriedade por ter feito declarações supostamente favoráveis aos terroristas que atacaram os EUA, disputa amanhã o cinturão dos supermédios da FIB, contra Sven Ottke.
Logo após ter afirmado que "foram os EUA que provocaram o que aconteceu a eles" (frase não necessariamente favorável aos terroristas), Mundine foi retirado do ranking do Conselho Mundial de Boxe e, se não ganhar o título da FIB, pode enfrentar dificuldades em disputar outro cinturão.
E, mesmo que vença, não deve ter a oportunidade de unificar.

Brasil 1
O Cox Pavilion, em Las Vegas (EUA), será o local da unificação envolvendo o brasileiro Acelino Freitas, o Popó, e Joel Casamayor, confirmaram ontem a esta coluna os organizadores do combate.

Brasil 2
Os vencedores do Torneio dos Campeões, que terminou terça-feira: Edilson L. Lima (mosca-ligeiro), Hélio O. Rocha (mosca), Jefferson Loiola (galo), Jefferson Cruz (pena), Weber Mendonça (leve), Everton Silva (meio-médio-ligeiro), Roberto Borges (meio-médio), Antonio Tintiliano (médio-ligeiro), Rodrigo Francisco (médio), Alexsandro Cardoso (meio-pesado), José D. Souza (pesado) e Adalberto Silva (superpesado). Academia: São Caetano.

Brasil 3
Na terça, acontece um desafio entre brasileiros e chilenos, no Baby Barione (r. Germaine Burchard, 451, Água Branca), em São Paulo.

E-mail: eohata@folhasp.com.br



Texto Anterior: Alencar perde vaga no banco do São Paulo
Próximo Texto: Basquete: Nacional-2002 vai ser inchado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.