São Paulo, domingo, 30 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo tem a maior produtividade da lista

DA REPORTAGEM LOCAL

Se não é o clube com mais pontos no Ranking Folha de futebol, o São Paulo, apesar de resultados modestos nos últimos oito anos, é o clube "mais produtivo" do país.
Fundado em 1935, data que o coloca como o time mais novo entre os fundadores do Clube dos 13, o São Paulo tem a maior média de pontos conquistados por temporada entre as 28 equipes que aparecem na lista nacional, elaborada pelo jornal desde 1996.
Por ano de existência, o time paulistano somou, em média, 10,7 pontos. Quem chega mais perto dessa marca é o Palmeiras, com 8,9. O Cruzeiro aparece em terceiro na produtividade, com 7,0.
Comparada com a de seu outro grande rival, a produtividade são-paulina é ainda mais expressiva.
Fundado em 1910, o Corinthians conquistou até hoje, em média, 6,6 pontos por temporada no Ranking Folha.
O grande "boom" são-paulino aconteceu na época que era comandado por Telê Santana, entre os anos de 1990 e 1994.
Nessa passagem do treinador mineiro pelo clube, que rendeu, entre outros títulos, duas Libertadores e dois Mundiais interclubes, o São Paulo ganhou 245 pontos, ou mais de um terço da sua pontuação total.
Além da grande quantidade de títulos conquistados, o clube do Morumbi é beneficiado por não ter que incluir na sua contabilidade os 30 primeiros anos do século passado, quando o número de competições era muito pequeno, o que deixava os clubes com menos chances de somar pontos.
Na primeira metade do século passado, o Brasil não teve nenhuma competição nacional. Os torneios sul-americanos só foram criados na década de 60.
Entre os clubes menos tradicionais, quem se destaca em termos de produtividade é o São Caetano.
Com apenas 12 anos de existência, o clube do Grande ABC, graças aos dois vices do Brasileiro, em 2000 e 2001, tem média de 2,5 pontos ganhos por temporada no Ranking Folha.
Com essa marca, supera times centenários, como o Náutico, e outros concorrentes de seu Estado, como Lusa e Guarani.


Texto Anterior: Ranking 2001
Próximo Texto: Entenda o ranking
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.