São Paulo, domingo, 30 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTENDA O RANKING

Quais são os campeonatos considerados para a lista?
O Ranking Folha de futebol leva em conta os campeonatos oficiais e que tiveram representatividade e sequência por alguns anos. Dessa forma, não pode ser considerado como título mundial o torneio amistoso ganho pelo Palmeiras em 1951, apesar do alto nível dos participantes. Da mesma forma, a conquista do Vasco em um torneio com clubes sul-americanos em 1949 não vale como a Taça Libertadores.

Por que os Estaduais de RJ e SP valem mais do que os outros?
Dos 31 Brasileiros disputados, 21 ficaram com clubes paulistas e cariocas. Rio e São Paulo possuem, cada um, quatro times que já conquistaram o Campeonato Brasileiro. Em alguns anos, "pequenos" equilibram a disputa com os times tradicionais. Em toda a história, o Paulista teve 14 campeões, e o Estadual do Rio, oito. Já Minas Gerais, por exemplo, só teve cinco vencedores no seu campeonato. Pelo mesmo motivo, um vice para paulistas e fluminenses têm, proporcionalmente, mais valor do que um vice em outro Estado.

Por que o Torneio Rio-São Paulo também é considerado?
O primeiro torneio interestadual de clubes foi o embrião do Campeonato Brasileiro e a mais importante competição do país por duas décadas. Não considerá-lo por não dar a chance para times de outros Estados seria esquecer a história dos tempos de ouro do futebol brasileiro. Com a inclusão das copas regionais, clubes de fora do eixo Rio-São Paulo também têm agora a chance de somar pontos nesse tipo de torneio, que promete ser o destaque do calendário brasileiro no primeiro semestre da próxima temporada.

Por que o Flamengo tem quatro títulos do Brasileiro, e não cinco?
A Folha, assim como a CBF, considera o Sport o campeão brasileiro de 1987. Flamengo e Internacional, primeiro e segundo colocados do Módulo Verde, evitaram o confronto com Sport e Guarani, do Amarelo, como mandava a regra.

Por que torneios disputados em um jogo, como o Mundial interclubes e a Recopa, não conferem pontos para o vice?
Qualquer equipe que participe de um torneio como esse já foi bonificada, já que reúne vencedores de competições prévias, como a Libertadores, no caso do Mundial. Além disso, não seria lógico um time pontuando em uma competição em que não obteve nenhum resultado positivo.

Por que a Conmebol vale mais do que a Supercopa e a Mercosul?
Apesar de ter sua origem distorcida, a pontuação da Conmebol, extinta em 1999, é superior à da Supercopa e da Copa Mercosul por não ser disputada por times convidados, como no caso das outras duas competições sul-americanas, que têm todos (ou a maior parte) de seus clubes escolhidos por sorteio.

Por que o título paulista do São Paulo da Floresta não é computado para o São Paulo?
São consideradas as conquistas a partir da real fundação dos times. São Paulo da Floresta e São Paulo são dois clubes diferentes -não se trata apenas de uma mudança de nome, como ocorreu com Palmeiras e Cruzeiro, que se chamavam antes Palestra Itália. Em casos como o do Paraná, formado com a fusão de dois clubes (Pinheiros e Colorado), só são considerados os títulos obtidos após a criação do novo time.



Texto Anterior: São Paulo tem a maior produtividade da lista
Próximo Texto: Futebol: Após 9 meses da Lei Pelé, clubes insistem em "passe"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.