São Paulo, domingo, 31 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL AMERICANO
Jogadores de outras posições ofuscam os quarterbacks, principais articuladores das ações ofensivas
Super Bowl-99 ameaça a era das estrelas

FERNANDO ITOKAZU
da Reportagem Local

Denver Broncos e Atlanta Falcons decidem hoje o 33º Super Bowl, a finalíssima do futebol americano, em Miami, na Flórida, com uma ligeira mudança de foco.
O quarterback, responsável pelas ações ofensivas da equipe, sempre foi considerado a estrela.
Prova disso, é que nas primeiras 32 edições da decisão, 16 vezes o MVP, o melhor jogador da partida, foi um atleta da posição.
A importância de contar com um jogador talentoso nessa função é inegável, mas atletas de outras posições começam ganhar destaque e ofuscar os quarterbacks.
Atualmente, os que mais os ameaçam são os running backs (jogadores ofensivos, que na maioria das vezes correm com a bola para tentar um touchdown, o objetivo máximo no jogo).
Na partida de hoje, esses papéis serão de Terrell Davis, dos Broncos, e Jamal Anderson, dos Falcons. Comparando com os quarterbacks de suas equipes, Davis e Anderson são novatos.
John Elway, dos Broncos, tem no currículo 16 temporadas na NFL (National Footbal League) e quatro Super Bowls.
Terrell Davis jogou apenas quatro temporadas na NFL, mas já conseguiu um prêmio que Elway não tem: foi o MVP do 32º Super Bowl, quando o Denver quebrou uma hegemonia de 12 anos da Conferência Nacional.
Se repetir o feito, Davis será o primeiro running back com dois títulos de MVP no Super Bowl.
Pelo lado dos Falcons, que chegam à disputa do Super Bowl pela primeira vez, o quarterback Chris Chandler é um veterano com 11 temporadas na NFL, e Anderson disputa seu sexto campeonato.
Pesquisa feita no site da NFL na Internet durante a semana pedia a votação no MVP do jogo de hoje.
O resultado mostrava Terrell Davis na liderança, com 38,7% dos votos, seguido por Jamal Anderson, com 25,1%. Só depois apareciam os quarterbacks: Elway, com 18,7%, e Chandler, com 12,9%.
Outro fato que chama a atenção para o jogo de hoje é uma rusga entre alguns rivais. De um lado está o técnico do Atlanta, Dan Reeves. Do outro, Elway e o técnico da equipe, Mike Shanahan.
Reeves esteve no comando dos Broncos entre 1981 e 1992, época em que Shanahan era o assistente e Elway já era o quarterback. Os desentendimentos causaram a demissão de Shanahan.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.