São Paulo, sexta-feira, 31 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TOSTÃO

Bolão da Copa tem início hoje

Quando ler essa coluna, França e Senegal já podem ter se enfrentado no jogo inaugural da Copa do Mundo. Por causa da diferença de 12 horas, estou sempre em dúvida se hoje é hoje mesmo ou ontem.
Vou tentar adivinhar o que vai acontecer na Copa-2002. Pura imaginação!
A previsão de um comentarista tem o mesmo valor que a de uma vidente. Ou seja: raramente acerta. Mas é gostoso brincar com o futuro, já que não podemos prevê-lo, entendê-lo, nem comandá-lo.
Se é comum acontecer zebra em campeonatos curtos e classificatórios, por que nunca houve uma grande surpresa no Mundial?
Talvez porque as seleções favoritas se preparem bem e joguem com muita seriedade. Mesmo assim, não está na hora de haver uma zebra?
Vamos lá! As seleções classificadas para as oitavas-de-final seriam: França e Uruguai (Grupo A); Espanha e Paraguai (B); Brasil e Turquia (C); Portugal e Coréia do Sul (D); Camarões e Irlanda (E) -olha a zebra!; Argentina e Inglaterra (F); Itália e Croácia (G) e Japão e Rússia (H).
Os cruzamentos nesta fase da Copa seriam: Camarões x Paraguai; França x Inglaterra; Argentina x Uruguai; Espanha x Irlanda; Itália x Coréia do Sul; Brasil x Rússia; Japão x Turquia e Portugal x Croácia.
Os vencedores: Camarões, França, Argentina, Espanha, Coréia do Sul (zebra), Brasil, Japão e Portugal.
Nas quartas-de-finais teríamos França x Brasil; Camarões x Coréia do Sul; Espanha x Portugal e Argentina x Japão. Os classificados: Brasil, Camarões, Espanha e Japão (grande zebra).
Na semifinal jogariam Camarões x Espanha e Brasil x Japão. Brasil e Camarões fariam a final, e a seleção brasileira seria campeã.
O leitor dirá, com razão, que estou muito otimista e ufanista. Realmente, palpitei como torcedor. Porém não será surpresa a conquista do título pelo Brasil, já que a diferença de qualidade da França e da Argentina para a seleção brasileira é pequena.
Agora vai falar o comentarista racional, calculista, que erra tanto quanto o torcedor passional.
Nas quartas-de-final, o Brasil perderá, mas o Japão ganhará da França na semifinal. Japão e Camarões disputariam o título. Camarões seria o campeão. Enfim, a zebra aconteceria numa Copa.
O leitor está sem saber se brinco ou falo sério. As duas coisas. A razão afirma que não vai haver zebra, mas a intuição diz que sim.
Faça a sua aposta.

tostão.folha@uol.com.br



Texto Anterior: Perfil: Vieira francês faz "marcação" sobre Vieira senegalês
Próximo Texto: Grupo A/ Hoje: Com base igual e mais rica, França abre Copa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.