São Paulo, domingo, 31 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta de Ronaldo supervaloriza o Santos no clássico

Sem enfrentar o atacante, time da Vila Belmiro vê chance maior de quebrar jejum diante do rival nesta temporada

Corinthians enche equipe de reservas e dá esperanças a santistas, que, além do 1º triunfo em casa, querem devolver derrotas de 2009

CAROLINA ARAÚJO
ENVIADA ESPECIAL A SANTOS
PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Quatro domingos depois de perder o título estadual para o Corinthians, o Santos se vê hoje com melhores chances de vencer o rival na Vila Belmiro. O motivo principal para o otimismo? A ausência de Ronaldo.
O atacante, que se recupera de uma contusão muscular na panturrilha e, ainda por cima, cumpre suspensão por ter puxado o cabelo de Fahel, do Botafogo, pela segunda rodada, só voltará a campo no meio da semana, pela Copa do Brasil.
Após amargar duas derrotas e um empate contra a equipe do Parque São Jorge, os jogadores santistas utilizam a não escalação do atacante como o principal agente motivador para vencer os corintianos pela primeira vez nesta temporada.
"Jogar contra o Ronaldo é muito chique. Mas não sou doido, claro que prefiro que ele não jogue. Assim a nossa defesa fica um pouco mais tranquila", declarou o meia Madson.
Os santistas ainda não esqueceram o primeiro duelo da final do Estadual, quando o camisa 9, em tarde inspirada, fez dois belos gols na vitória corintiana por 3 a 1 em plena Vila Belmiro e praticamente selou o rumo do título do Campeonato Paulista.
"Não tem como negar a importância do Ronaldo. Ele é o jogador que faz a diferença, e todos correm por ele no Corinthians", afirmou o zagueiro Fabiano Eller, que volta ao time após garantir sua permanência no Santos até o final deste ano.
O sentimento de alívio dos santistas por não terem que enfrentar novamente o Fenômeno é partilhado inclusive pelos adversários corintianos.
"Se estivesse no Santos e me lembrasse do primeiro jogo da final do Paulista, lá na Vila, eu pensaria da mesma maneira", disse o técnico Mano Menezes.
O treinador corintiano já anunciou que escalará um time reserva para o clássico de hoje. A ideia é poupar os titulares para a partida decisiva contra o Vasco, na quarta, no Pacaembu, que definirá uma vaga na final da Copa do Brasil, prioridade máxima do clube no semestre.
Já o Santos, sem outros compromissos até o final da temporada, encara o jogo de hoje como fundamental para suas pretensões no Brasileiro, ainda que o campeonato esteja só na quarta de suas 38 rodadas.
"Será o jogo da confirmação do nosso bom momento. Para a gente, vale muito, porque já começam a ser definidos os times que lutarão por uma vaga na Libertadores ou pelo título", afirmou o volante Roberto Brum.
O Santos também pretende, nesta tarde na Vila, dar seu primeiro passo para reverter seu retrospecto desfavorável contra o arquirrival. Por isso, o plano é vencer os dois clássicos entre os dois times no Brasileiro.
"O Corinthians foi o único time que nos venceu duas vezes em 2009. Temos que mudar esse quadro. Podemos reverter isso ainda neste ano e empatar o retrospecto", disse Vagner Mancini, que, durante a semana, reclamou que o rival estava "entalado" desde a perda do Campeonato Paulista.
Se vencer hoje, o Santos obterá ainda seu primeiro triunfo no Nacional na Vila. Em seu último duelo em casa, o time ficou no 3 a 3 ante o Goiás, resultado que gerou mal-estar no clube, amenizado pela goleada sobre o Fluminense (4 a 1).
"Não podemos perder pontos em casa se quisermos estar sempre na parte de cima da tabela", falou Fabiano Eller.



NA TV - Santos x Corinthians Band (para SP) e Globo (para SP), ao vivo, às 16h



Texto Anterior: Paulo Vinicius Coelho: A morte das revelações
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.