São Paulo, segunda, 31 de maio de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI
Time estréia na Liga Mundial com 1 vitória e 1 derrota
Brasil busca apenas rendimento médio

da Reportagem Local

A seleção masculina de vôlei estará satisfeita, segundo seu técnico, se repetir nas duas próximas rodadas o mesmo aproveitamento da estréia na Liga Mundial.
Os brasileiros deixam o Canadá com uma vitória e uma derrota contra a seleção local. Anotaram 3 a 1, na sexta-feira. E, anteontem, foram batidos por 3 a 2 (26/24, 42/ 44, 25/18, 16/25 e 19/17).
As partidas seguintes pelo Grupo B do torneio serão de novo em território rival: na sexta e no sábado, enfrentam a Espanha, em Gijón. Encerram a série contra a Holanda, campeã olímpica, em Roterdã, nos dias 12 e 13 de junho.
"Precisamos vencer no mínimo 50% das partidas fora para decidirmos nossa classificação no Brasil", disse o técnico Radamés Lattari. Pelo regulamento, cada equipe faz quatro jogos com o mesmo adversário: dois de ida e dois de volta.
As quatro equipes do grupo saíram da primeira rodada com igual performance (uma vitória e uma derrota). No desempate, pelo set average (sets vencidos divididos pelos perdidos), a Espanha lidera, seguida por Brasil, Canadá e Holanda. Avançam à finais duas equipes de cada grupo (A, B e C).
Lattari, no entanto, admite que o saldo do confronto com o Canadá poderia ter sido pior: "Sendo realista, poderíamos ter perdido as duas partidas. Uma vitória acabou sendo um bom resultado. Os canadenses estão em forma muito superior à nossa", disse o técnico.
Na primeira partida, a seleção atuara de forma pouco convincente: em quatro sets anotou apenas 12 pontos de bloqueio -a média no Mundial era de 14,1 pontos.
Até o ano passado, porém, os sets ainda eram disputados com limite de 15 pontos. Agora, está em vigor nova regra: sets com 25 pontos corridos -sem vantagem.
O time não evoluiu na segunda partida: foram 11 pontos de bloqueio -contra 22 do Canadá.
Não conseguiu nenhum ponto neste fundamento no terceiro set, mesmo contando com Gustavo, o melhor bloqueador do Mundial. "Ontem (anteontem), seria injusto o Canadá não ter vencido."
Esse confronto, por sinal, foi o mais longo da primeira rodada: duas horas e 11 minutos. Só o segundo set (44 a 42 para o Brasil) durou 40 minutos.
²
Resultados Atual campeã mundial, a Itália venceu as duas partidas, fora de casa, contra a Austrália, pelo Grupo A. No mesmo grupo, a Rússia também somou 2 a 0 sobre a Polônia.
No Grupo C, em que cada equipe só jogou uma vez, Cuba, campeã da Liga, e Portugal, venceram, respectivamente, Argentina e França.












Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.