São Paulo, quarta-feira, 31 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUL-AMERICANO

Rio concorre à sede

Jogos viram teste para Pan-2007, admite COB

DA REPORTAGEM LOCAL

A organização dos Jogos Sul-Americanos, que caiu quase de bandeja para o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) após a desistência da Argentina e o impedimento da Colômbia, está sendo usada pela entidade para fortalecer a candidatura do Rio à sede do Pan-Americano de 2007.
Segundo Roberto Osiris, membro do departamento técnico do COB e coordenador-geral dos Jogos em São Paulo, a competição pode ser encarada como um verdadeiro "teste" da capacidade de organização do país.
"Tivemos pouco tempo para organizarmos a competição. Caso o Brasil realize uma excelente edição dos Jogos Sul-Americanos, credenciaremos o país a realizar competições maiores, como o Pan-Americano", afirmou Osiris.
Inicialmente previstos para serem realizados em Córdoba, os Jogos tiveram que mudar de sede. A Argentina, que atravessa grave crise econômica, desistiu de abrigar a competição sul-americana.
Bogotá (Colômbia), então, se prontificou a organizar os Jogos. No entanto, por problemas de segurança, a competição novamente correu o risco de ser cancelada.
Em abril, o Brasil propôs uma edição com quatro sedes -São Paulo, Rio, Curitiba e Belém. A proposta teve o aval da Organização Desportiva Sul-Americana.
"O Brasil obteve 11 dos 15 votos na Assembléia da Odesur. Esperamos que esses países também nos apóiem na reunião da Odepa [Organização Desportiva Pan-Americana", no México, que irá escolher a sede do Pan-Americano de 2007", afirmou Osiris.
O Rio concorre com San Antonio -a eleição será feita no mês que vem. Para fortalecer o lobby brasileiro, o COB não mede esforços. Os gastos da entidade com os Jogos ainda não foram fechados pela entidade. Porém, só do Ministério do Esporte e Turismo foram liberados R$ 4,5 milhões.
"Gastamos também verba vinda da Lei Piva [que destina parte da arrecadação das loterias ao COB", contou Osiris. (ALF)



Texto Anterior: Basquete: Sem ritmo, Brasil estréia em "pré-Mundial"
Próximo Texto: Ciclismo: Mulher diz que drogas eram de ciclista lituano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.