UOL


São Paulo, quinta-feira, 31 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atletas vivem no amadorismo

DOS ENVIADOS A SANTO DOMINGO

Esporte não é profissão, não rende dinheiro e não garante um futuro de regalias. É com essa perspectiva amadora que os atletas de esportes pouco conhecidos no Brasil tocam suas vidas.
Entre os 16 representantes do país na esgrima, por exemplo, quem não trabalha já está a caminho de achar uma profissão. Existem arquitetos, professores de educação física e administradores. Os mais jovens vão prestar vestibular. E, se a carga horária da faculdade for muito exaustiva, o esporte ficará em segundo plano.
"Essa é a principal diferença entre o que existe no Brasil e na Europa. Lá os grandes atletas aparecem", conta o técnico russo Guennadi Ivanovitsh, que treina os brasileiros há dois anos.
São raros os esgrimistas que têm patrocínios para continuar na modalidade. Athos Schwantes integra esse seleto grupo. Seu pai, Ronaldo, ganhou um bronze no Pan-75 e ensinou o filho manusear o sabre, o florete e a espada.
Mais: deu ao garoto o nome de um protagonista da obra "Os Três Mosqueteiros". "A esgrima está na veia. Além de patrocínio, tenho apoio dos meus pais. Quando não der mais para ser atleta, vou ensinar", diz Schwantes.
No boliche, a atuação de Walter Costa em Seul-1988 teve um sabor agridoce. Se obteve uma posição razoável -sexto lugar entre 12 participantes-, perdeu o emprego por ter de se ausentar do país.
Já a caçula da equipe de boliche, Luiza Rocha, 17, negocia bolsa em uma faculdade dos EUA justamente por causa do esporte. Mas anuncia: "A carreira profissional é mais importante". (EO, GR E JCA)


Texto Anterior: Memória: História de pódio do Brasil ignora esportes nanicos
Próximo Texto: Domingas - Basquete: Murilo é a novidade da seleção de Lula
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.