São Paulo, domingo, 31 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATLETISMO

Remi Korchemy está envolvido no caso Balco

Técnico de ex-campeão olímpico admite que deu drogas a atletas

DA REPORTAGEM LOCAL

Remi Korchemy, 73, admitiu, em depoimento à Justiça Federal dos EUA, que forneceu substâncias dopantes a seus comandados.
"Dava esteróides e estimulantes para meus atletas", confirmou ele.
Korchemy disse que as substâncias eram enviadas a ele pelo Balco, laboratório da Califórnia que fabricava o THG, primeiro esteróide anabólico desenvolvido especialmente para burlar exames.
Ele é o primeiro técnico do atletismo a admitir o envolvimento.
Apesar de assumir a culpa, ele não ficará detido. No início do mês, Victor Conte, dono do Balco, e Greg Anderson, técnico pessoal do astro de beisebol Barry Bonds, admitiram delitos em troca de um abrandamento de suas prisões.
"Todos com quem trabalhei se tornaram obcecados por melhorar a performance. Se eles quisessem, eu mostrava uma maneira de conseguir", disse Korchemy.
Um de seus pupilos, o inglês Dwain Chambers, foi o primeiro que admitiu ter usado o THG.
Reconhecido como um dos melhores técnicos da ex-URSS, Korchemy foi o mentor de Valeri Borzov (ouro nos 100 m e 200 m em Munique-1972 e considerado o principal velocista de seu país).
Apesar do risco de ser banido do esporte, Korchemy diz não temer punição. "Um treinador se preocupa com sua reputação e com coisas que pretende conquistar. Já ganhei tudo o que queria."
Nascido em Odessa, Korchemy teve o pai assassinado pelo regime stalinista e cresceu num orfanato. Foi atleta do exército antes de se tornar treinador. Com a abertura do país, emigrou para os EUA.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Schumacher é pole e já mira marca de Senna
Próximo Texto: Panorâmica - Vôlei de praia: Brasileiras são derrotadas em decisão na França
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.