São Paulo, sexta-feira, 31 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Medalhistas têm trajetórias bem diferentes

DA ENVIADA A ROMA

Felipe França nunca viveu fora do país. Mora em São Paulo, a maior cidade brasileira. César Cielo cresceu no mesmo local, mas atingiu o ápice na pacata Auburn (EUA). Os medalhistas do Brasil em Roma cumpriram trajetórias totalmente diferentes para ir ao pódio.
O ponto em comum foi o Pinheiros. O clube paulistano abrigou os treinos de Cielo quando ele ainda era adolescente e queria nadar ao lado do ídolo Gustavo Borges.
Lá, o brasileiro despontou. Depois, rumou para fora do país para estudar e buscar melhores condições para desenvolver seu nado.
Foi parar em Auburn, que tem um renomado programa para velocistas. Treinava e estudava na universidade local. Depois do ouro nos Jogos de Pequim-2008, Cielo se tornou profissional.
"Auburn tem uma estrutura ótima e a tranquilidade para eu poder me dedicar só aos treinos. Definitivamente, minha ida para a cidade foi muito importante para eu chegar onde cheguei", afirmou o brasileiro.
A opção por deixar o país já foi punida pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), que não renovou patrocínio de nadadores em 2006.
França não saiu nem do Estado em que nasceu para treinar. Aos 14 anos, decidiu ficar em Suzano (SP) para treinar em vez de seguir a família, que foi para Curitiba.
No Pinheiros, ele começou a treinar com o técnico Arílson Soares e fazer parte do grupo de peitistas do clube.
O trabalho passou a ser feito separado dos grupos dos demais estilos. Com isso, foi possível trabalhar mais as especificidades do estilo, até então o mais fraco do Brasil nos últimos anos.
No ano passado, Franca conquistou a vaga olímpica de forma surpreendente, desbancando nadadores favoritos. Em maio deste ano, bateu o recorde mundial dos 50 m peito. Anteontem, conquistou a prata no Mundial de esportes aquáticos. (ML)


Texto Anterior: Técnico faz de todos os treinos uma competição
Próximo Texto: "Temporada no limite foi chave", afirma campeão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.