UOL


São Paulo, domingo, 31 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil obtém tri no Mundial sub-17

DA REPORTAGEM LOCAL

A seleção brasileira conquistou ontem o tricampeonato Mundial sub-17, disputado na Finlândia. O time do técnico Marcos Paquetá bateu a Espanha por 1 a 0 na final.
O Brasil é agora o país recordista em títulos no Mundial da categoria -Nigéria e Gana, com dois, aparecem na sequência.
Na decisão de ontem, os brasileiros marcaram seu gol logo aos 7min do primeiro tempo. Após cobrança de falta que explodiu na trave, o zagueiro Leonardo (do Santos) ficou com o rebote e empurrou para a rede.
"Felizmente prevaleceu a qualidade do futebol brasileiro. A Espanha tem um time muito bom e nos deu um sufoco. Eles valorizaram demais a nossa vitória", afirmou o defensor, autor de dois gols na competição.
A solidez defensiva foi a principal responsável pelo triunfo de ontem. Na etapa final, os espanhóis pressionaram e, como não conseguiam penetrar na área brasileira, chutavam de longe.
Com o resultado de ontem, o Brasil encerrou o Mundial invicto. Nos seis jogos que disputou, venceu cinco e empatou um, na estréia, contra Camarões (1 a 1).
Daí para frente, foram só triunfos: 5 a 0 em Portugal, 3 a 0 no Iêmem, outros 3 a 0 sobre os EUA, 2 a 0 nos colombianos, na semifinal, e 1 a 0 na Espanha.
Letal no ataque, a seleção marcou, em média, 2,5 gols por jogo. O goleiro Bruno foi vazado só uma vez -média de 0,16.
Os artilheiros do Brasil em Helsinque foram os atacantes Abuda (Corinthians) e Roncatto (Guarani), com quatro gols cada um.
As estatísticas mostram que a equipe sub-17 vem seguindo à risca a receita de Carlos Alberto Parreira, técnico da seleção principal, para conseguir um bom time: equilíbrio entre defesa e ataque, mantendo a posse de bola e marcando sem cometer muitas faltas.
No jogo de ontem, por exemplo, o Brasil levou um cartão amarelo, contra quatro dos espanhóis.
Como prêmio de consolação, a Espanha terminou o torneio com o artilheiro do Mundial -Cesc, com cinco gols, empatado com o português Manuel Curto.
Na disputa pelo terceiro lugar, a seleção argentina derrotou a colombiana. O jogo terminou empatado em 1 a 1, mas a Argentina venceu por 5 a 4 nos pênaltis.


Texto Anterior: Edílson quer afastar má fase em 100º jogo
Próximo Texto: A rodada: Atlético joga por 2ª vitória como visitante contra Coritiba, que está em boa fase
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.