São Paulo, sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil ajuda Panamá a levar 1º ouro no Mundial de atletismo

Irving Saladino ganha o salto em distância em Osaka com a marca de 8,57 m

Kai Pfaffenbach/Reuters
O panamenho Irving Saladino, que treina no Brasil, em ação no salto em distância no Mundial


DA REPORTAGEM LOCAL

Radicado no Brasil, Irving Saladino, 24, ganhou ontem o primeiro ouro do Panamá em Mundiais de atletismo com o título no salto em distância.
O atleta obteve em Osaka um feito que o Brasil ainda almeja. O país já ganhou dez medalhas em Mundiais, mas nenhuma de ouro. "Quero festejar o título com o Panamá, mas um pouco com o Brasil também", disse.
Saladino, ex-eletricista da cidade portuária de Colón, deixou a profissão aos 17 anos para se dedicar ao atletismo. Graças a uma bolsa do programa Solidariedade Olímpica, do COI, mudou-se para São Paulo, onde passou a treinar com Nélio Moura, que revelou Jadel Gregório e Maurren Maggi.
Ontem, a vitória de Saladino teve momentos épicos. Ele assumiu a liderança em seu terceiro salto (8,46 m). Quando a vitória parecia assegurada, Andrew Howe executou sua sexta tentativa, cravando 8,47 m. O norte-americano naturalizado italiano festejou e provocou o rival, dizendo ser o melhor.
Em seguida, Saladino foi para a última tentativa. Ao aterrissar na caixa de areia, não conteve a emoção ao perceber que havia saltado 8,57 m. "Quando Howe saltou, passaram muitas coisas na minha cabeça, inclusive negativas. Mas, dentro de mim, alguma coisa me dizia que eu é que era o melhor do mundo", devolveu Saladino, que namora Keila Costa -a brasileira disputa hoje a final do salto triplo.
O norte-americano Dwight Phillips, que defendia seu título mundial de 2005, ficou com o bronze, com a marca de 8,30 m.
Para Moura, o panamenho ainda pode atingir novos feitos. "Ele tem grande possibilidade de superar o recorde de Mike Powell [8,95 m, estabelecido no Mundial de 1991]", acredita.


Com agências internacionais

NA TV - Mundial de atletismo Sportv 2, ao vivo, às 7h30


Texto Anterior: Seleção vence Uruguai e avança no Pré-Olímpico
Próximo Texto: F-1: McLaren continua na frente em Monza
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.