São Paulo, sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seleção vence Uruguai e avança no Pré-Olímpico

Time de basquete disputa amanhã semifinal que decide vaga em Pequim-2008

Sem dificuldade, equipe do técnico Lula faz 96 a 62 no Uruguai, garante o terceiro lugar na fase e pegará rival que sairia de EUA x Argentina

DA REPORTAGEM LOCAL

A seleção masculina de basquete assegurou ontem classificação às semifinais do Pré-Olímpico de Las Vegas (EUA). O time bateu fácil o Uruguai, por 96 a 62, e disputará amanhã vaga nos Jogos de Pequim-08. Desde Atlanta-96 a seleção não disputa uma Olimpíada.
Precisando da vitória, o Brasil iniciou o jogo buscando assegurar boa vantagem logo no início. A equipe havia perdido três de suas quatro partidas anteriores -derrotas para EUA, Porto Rico e Argentina.
Melhor postada desde o início, a seleção nacional distribuía bem as finalizações, confundindo a marcação uruguaia.
No primeiro tempo, o Brasil obteve bom aproveitamento nos arremessos: 66,6% de precisão nos tiros de dois pontos e 50% nas tentativas de três.
O Uruguai, por sua vez, concentrava seu jogo muito nas bolas de longa distância, que insistiam em não cair -houve só um acerto em 12 tentativas feitas durante a primeira etapa.
A vantagem motivou o técnico Lula a retirar todos os titulares de quadra no período seguinte. Sem tanto entrosamento, os reservas não conseguiram alargar a diferença, mas mantiveram a vantagem conquistada, e a seleção venceu o primeiro tempo por 44 a 37.
No terceiro quarto, Lula recolocou os titulares em quadra. Dependendo excessivamente de um só jogador -o pivô Esteban Batista, que atuou pelo Atlanta nas duas últimas temporadas-, o Uruguai não conseguiu equilibrar mais o jogo.
Aguerrida na defesa e precisa no ataque, a seleção deslanchou, fazendo 30 pontos no terceiro quarto e cedendo só oito.
No último quarto, mesmo atuando boa parte do tempo de novo com reservas, a equipe aumentou a diferença graças a um jogo rápido. Também levava ampla vantagem nos rebotes (35 a 26 em todo o jogo).
Com a vitória, o Brasil manteve a escrita de nunca ter perdido para o Uruguai em Pré-Olímpicos. Até hoje foram oito vitórias. Contra nenhum outro dos 19 países que já enfrentou em seletivas olímpicas a seleção tem retrospecto tão bom. "O Brasil amadureceu com as derrotas. Jogamos tranqüilos.
A seleção se baseou no que é mais sólido no basquete, que é a defesa", analisou Lula.
A definição do rival do Brasil ocorreria nesta madrugada, após o confronto entre EUA e Argentina, até então invictos.
Como contam com algumas das principais estrelas da NBA, como Kobe Bryant, Carmelo Anthony e LeBron James, os americanos iniciaram o Pré-Olímpico com todo o favoritismo. Os finalistas asseguram lugar na Olimpíada chinesa.
"Agora não podemos marcar bobeira. Vamos ver quem tem mais laranja para vender. O time tem que fazer ótima defesa, principalmente em cima do Scola", afirmou Nenê, referindo-se ao destaque argentino e fazendo previsão do adversário.


BRASIL (96) - Valtinho (11), Leandrinho (32), Marcelinho Machado (10), Nenê (8), Tiago Splitter (13); Guilherme (2), Marcelinho Huertas (4), Alex (0), João Paulo (8), Murilo (8); URUGUAI (62) - Mazzarino (3), Aguiar (11), Osimani (7), Paez (0), Batista (17); Silveira (9), Rodríguez (0), Charquero (9), Morales (1), Taboada (0), Martínez (5), Galeano (0)

Texto Anterior: Copa 2014: Em visita de cartolas da Fifa, Sul expõe lobby de preteridos
Próximo Texto: Brasil ajuda Panamá a levar 1º ouro no Mundial de atletismo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.