São Paulo, domingo, 31 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

maré baixa

Pontos corridos assistem hoje ao seu pior San-São

Santos e São Paulo naufragam agora no novo sistema de disputa do Brasileiro

Clássico no Morumbi reúne dois dos clubes que mais lucraram na nova era do campeonato, mas ambos bem longe de seus objetivos


Cesar Greco/Fotoarena
O goleiro são-paulino Rogério, em treino para o clássico de hoje


GIULLIANA BIANCONI
ENVIADA ESPECIAL A SANTOS

RODRIGO BUENO
TONI ASSIS

DA REPORTAGEM LOCAL

Desde que a era dos pontos corridos começou no Brasileiro, em 2003, eles só terminaram o campeonato fora da zona da Libertadores uma vez. Neste ano, um deles mal conseguiu ficar nela, e o outro pena na zona de baixo, a do rebaixamento.
São Paulo e Santos foram dois dos clubes que mais lucraram com o novo sistema de disputa do Nacional, mas parecem ter desaprendido a jogar nele. O primeiro, bicampeão do país, esteve somente três rodadas no G4. E venceu apenas duas partidas fora de casa. O segundo, que ganhou um único jogo fora da Vila Belmiro, ficou só três rodadas fora da zona da degola.
Grandes paulistas de maior sucesso neste século, os rivais que fazem o San-São podem deixar a Libertadores órfã. Desde 2003, ao menos um dos dois joga o nobre torneio continental, que se acostumou a contar com ambos, como neste ano.
O São Paulo, que vem de eliminação na Copa Sul-Americana, teme a interrupção da série de cinco Libertadores seguidas (2004 a 2008). E o Santos está assustado com a possibilidade de cair para a segunda divisão nacional pela primeira vez.
No primeiro turno, o duelo entre eles terminou 0 a 0, um dos piores jogos do campeonato. Ficou claro já ali que as boas campanhas recentes de ambos dificilmente seriam repetidas.
O São Paulo é quem mais pontuou na história dos pontos corridos, com 410, e o Santos tem ""só" 27 pontos a menos que o rival tricolor. Boa parte dessa diferença é vista na tabela atual, pois o São Paulo, apesar de sua inconstância no Nacional, tem 15 pontos a mais que o Santos, que ao menos está invicto no segundo turno.
Correndo o risco ainda de perder jogadores e se enfraquecer mais, os dois têm boa chance de fechar o ano sem troféus. Desde 2002, apenas um ano (2003) não terminou com uma grande conquista de um ou de outro. Juntos, os clubes conquistaram 3 dos 5 Brasileiros por pontos corridos. Agora, na 23ª rodada, precisam correr atrás de vários adversários.
Hoje, o Santos não depende só de si para sair da zona da degola. Já o São Paulo precisa apenas vencer para ir ao G4.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Corinthians chega ao centésimo gol no ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.