São Paulo, segunda, 31 de agosto de 1998

Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Time de Emerson Leão vence o Internacional e fica a três pontos do líder Corinthians, que tem um jogo a mais
Santos administra vitória e 2º lugar

do enviado especial a Santos

O Santos abriu vantagem de dois gols no primeiro tempo, administrou o placar na segunda etapa e continua próximo do Corinthians na liderança do Brasileiro-98, com a vitória sobre o Internacional, na Vila Belmiro, ontem, por 2 a 0.
O time de Emerson Leão, segundo colocado isolado e invicto, soma agora 20 pontos em oito jogos no torneio. O Corinthians de Wanderley Luxemburgo, com um jogo a mais, tem 23 pontos.
Foi a segunda derrota do time gaúcho na competição, que tem 15 pontos e está em quarto lugar.
A partida marcou o retorno do time santista ao Brasileiro após miniexcursão européia, onde durante a semana empatou com o Barcelona, da Espanha, em 2 a 2 (perdeu nos pênaltis), e derrotou a Roma, da Itália, por 3 a 2.
O time viajou após a vitória sobre o São Paulo no domingo passado, por 3 a 1, e retornou na última sexta-feira, concentrando-se direto para a partida de ontem.
"O time vem de viagem, cansado, mas deu para administrar e aguentar bem os 90 minutos", afirmou o goleiro Zetti.
No início do jogo, o time de Emerson Leão parecia disposto a decidir nos minutos iniciais. Possuía maior domínio de bola e exercia forte pressão no adversário.
Mas os desfalques do lateral-direito Ânderson e do zagueiro Argel começaram a pesar contra após essa pressão inicial.
Sem opção de ataque pela ponta direita, já que Baiano não apoiava, o time vivia das subidas do lateral-esquerdo Athirson. Somado à improvisação do volante Claudiomiro pela esquerda na zaga, o setor ficou bastante vulnerável e permitiu que o Inter ameaçasse.
Após jogadas pela ponta, em três oportunidades o time gaúcho esteve perto de abrir o placar até os 20min do primeiro tempo.
O Santos passou a não ter mais domínio da posse de bola e vivia das jogadas de bola parada.
Em uma delas, aos 18min, após rebote e chute de Athirson, a bola sobrou para Jorginho na pequena área. Livre, o meia bateu em cima do goleiro André.
A torcida já se mostrava impaciente com a baixa produtividade santista até que, após chute de longe de Claudiomiro, o atacante Viola conseguiu desviar do goleiro André e abriu o placar aos 32min. Foi o sétimo gol dele no Brasileiro.
Dez minutos depois, o time santista ampliou o placar.
O atacante Messias, que substituiu Aristizábal, contundido, recuperou bola na entrada da área e acionou Lúcio, que corria pela esquerda. Dentro da área, Lúcio passou por Denílson e desviou cruzado no canto esquerdo de André.
Na segunda etapa, o Santos diminuiu o ritmo e optou pelos contra-ataques, puxados pelo meia Lúcio, que jogava mais adiantado, e Viola, isolado na frente.
Logo aos 3min, teve chance para ampliar em cobrança de falta de Messias, que acertou o travessão.
Daí até o final da partida, o time só chegou com perigo mais uma vez, em chute de Baiano de fora da área, aos 20min.
Já o Inter teve três oportunidades. Em uma delas, o goleiro Zetti defendeu chute do zagueiro Marcão com a cabeça. Na última chance, aos 34min, após a bola cruzar a área, Narcísio bateu por cima com o gol livre. (LUIZ CESAR PIMENTEL)


Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.