São Paulo, domingo, 31 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI
CIDA SANTOS


E o ouro vai para... os outros, já que na hora decisiva nós falhamos este ano.

Fica com a prata... o vôlei de praia do Brasil. Tanto no masculino como no feminino, tinha tudo para ser ouro e vacilou na final olímpica.

Bem longe do pódio: a seleção brasileira masculina nos Jogos de Sydney. Ficou em sexto lugar, a pior colocação desde a Olimpíada de Montreal em 76.

Acabou: a complicada "era Radamés Lattari" no vôlei brasileiro.

Começou: a linha dura na seleção masculina com Bernardinho.

Se a CPI chamasse... "o reinado dos dirigentes de vôlei".
Quando assumem o poder, não largam. Nos últimos 22 anos, o presidente da Federação Paulista, Renato Pera, só ficou fora do comando de 1986 a 89. O presidente da Federação Internacional, o mexicano Rubén Acosta, está há 16 anos no poder.

Como eu suspeitava... a seleção brasileira masculina afundou na Olimpíada de Sydney.

Quebrei a cara: Pensei que a Itália fosse finalmente conquistar sua primeira medalha de ouro olímpica. Mas a "Azzurra", tri mundial, mais uma vez fracassou.

Um dia para esquecer: a inacreditável derrota do Brasil para a Argentina nas quartas-de-final dos Jogos de Sydney.

Um dia para lembrar: a final do Pré-Olímpico. Graças ao atacante Joel, o Brasil venceu a Argentina de virada e se livrou do vexame de não garantir a vaga para a Olimpíada de Sydney.

A frase: "São 13 os técnicos da Superliga que estão batalhando há anos e foram menosprezados. É o mesmo que colocar o Zé Duarte (da seleção feminina de futebol) no lugar do Leão. Não dá certo. O negócio é pombo com pombo e urubu com urubu", de Ricardo Navajas, técnico do Suzano, sobre a escolha de Bernardinho para a seleção masculina.

A imagem: o técnico Bernardinho gritando com Virna nos Jogos de Sydney.

O que levar para o século 21: a força de vontade de Leila. Abalada com problemas de saúde da mãe, ela pensou em não disputar a Olimpíada. Acabou indo e foi a melhor jogadora do Brasil.

O que deixar no século 20: as eleições, via Internet, para indicar os melhores jogadores do século. Tanto no futebol como no vôlei, foram um fiasco.


Texto Anterior: Retrospectiva 2000
Próximo Texto: Basquete - Melchiades Filho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.