São Paulo, sexta-feira, 31 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Brasileiros nunca registraram êxito no continente

DA REPORTAGEM LOCAL

Vanderlei Luxemburgo será o sexto sul-americano a assumir o banco do Real Madrid -e o primeiro que fala português. Antes dele, trabalharam os uruguaios Héctor Scarone (1951-52) e Enrique Fernández (1953-55), o paraguaio Fleitas Solich (1959-60) e os argentinos Luis Carniglia (1957-59) e Jorge Valdano (1994-96).
Quarto técnico da equipe em oito meses e terceiro na atual temporada, ele tem a dura tarefa de provar que um técnico brasileiro pode atingir êxito nas mais milionárias ligas européias -Inglaterra, Espanha e Itália. Só que ele será o primeiro numa equipe de ponta.
Sebastião Lazaroni dirigiu a Fiorentina logo após falhar com o Brasil na Copa-90. E fracassou. Vitorioso na Copa-94, Carlos Alberto Parreira assumiu o Valencia no mesmo ano, mas os maus resultados não o permitiram ir longe no cargo.
Melhor desempenho foi o de Carlos Alberto Silva no La Coruña, de 96 a 98. O treinador, que erguera um bi português com o time do Porto em 91 e 92, foi o último brasileiro numa equipe da Espanha. Quem mais chegou perto de dominar a Europa foi Luiz Felipe Scolari, que foi vice com Portugal na Euro-04. (MDA, PGA E RP)


Texto Anterior: Multimídia: Contratação pega Europa de surpresa
Próximo Texto: Time assume supertime em mau momento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.