São Paulo, segunda, 1 de março de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curso se concentra na teoria

da Reportagem Local

Uma prova de que a grande preocupação dos bons cursos de ciência da computação é estudar conceitos básicos está na utilização de livros escritos há décadas, enquanto outros cursos da área exigem obras sempre atualizadas.
Carlos Eduardo Ferreira, coordenador do curso na USP, cita "The Art of Computer Programming", série que Donald Knuth escreveu em 1972. "Esses livros não ficam necessariamente desatualizados, pois tratam de conceitos duradouros, estudados nas disciplinas de formação básica", diz.
O curso, destinado a quem gosta de matemática, tem uma pesada carga teórica, mas não impede o aluno de desenvolver a parte prática da área, dizem professores e coordenadores. Já para alunos e ex-alunos, o curso tende a isolar as aulas da realidade do mercado.
"Durante a faculdade, eu trabalhava apesar da faculdade, não com a ajuda dela", diz Luiz Fernando Vieira, formado pela USP. "Pelo que sei, o curso da Unicamp tem uma preocupação maior com o mercado", acrescenta. Mas Julio Pivatto, ex-Unicamp, discorda. "Você tem de se virar por conta própria para acompanhar o mercado ou então fica para trás. A faculdade é boa para a base teórica, mas está longe de ser completa."
O coordenador da USP ressalta que o curso dá chance ao aluno de fazer disciplinas de outras áreas. "O mercado quer alunos com formação ampla", diz Ferreira. (TM)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.