São Paulo, segunda-feira, 01 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRASES

"Se um rapaz fizer sexo com uma moça aqui, tirar a virgindade dela, aí os pais botam para casar. Tem que casar ou então as duas famílias se matam brigando. Aqui em Carrapateira você não encontra rapariga (prostituta). Se algum jovem quiser provar de uma mulher, tem de ir para São José de Piranhas ou Cajazeiras (cidades próximas), para algum brega (local de prostituição)."
Marcos de Sousa Roberto,
19, estudante

"Comecei a trabalhar na roça com 11 anos. Trabalhava até meio-dia, ia buscar o almoço do meu pai na cidade e levava para a roça. Voltava de novo para estudar. Às vezes chegava cansado do trabalho, não tinha nem coragem para tomar banho, para almoçar. Aí ia para a escola, chegava lá meio por fora. Achei melhor parar de estudar. Eu sou pobre, não tenho nada. Continuei só na roça. Tem hora que eu sinto falta do estudo, mas tem hora que não sinto falta, não. A gente é pobre, quando está estudando não sabe o que vem pela frente. Trabalhando, quando tem uma festa assim, tem dinheiro para comprar uma roupa."
Edicarlos Fernandes de Sousa,
17, agricultor

"Sinto falta de uma área de lazer, com piscinas, onde a galera pudesse se reunir, ficar brincando. Aqui não tem o que fazer. A diversão é jogar futebol, ficar na rua, parado na praça, só vendo o tempo passar, jogando conversa fora."
Iarley Pereira Bezerra,
19, terminou o ensino médio

"Tenho mais ou menos vontade de sair daqui. Prefiro ir para a Bahia, já morei lá. Para São Paulo não tenho muita vontade de ir, porque uma hora dizem que presta, outra que não presta. Aí a gente fica na dúvida. Lá tem muita violência, desemprego... Aqui já não é bom, mas sair daqui para passar fome é pior. Quero estudar, subir na vida, lutar para subir na vida. Não pensei no que eu quero ser porque os meus estudos são atrasados."
Maria Damiana Mendes de Araújo,
17, estudante da 6ª série e doméstica



Texto Anterior: Sexo é cercado por valores antigos e tabus
Próximo Texto: Panorâmica: Na mão de hackers, XBox faz coisas que a Microsoft nunca imaginou
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.