São Paulo, segunda-feira, 01 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIENTÍFICAS

Celular dentro da boca
Pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) desenvolveram um dente que pode funcionar como um celular. O dente futurista, que ainda não tem protótipo, receberia sinais de dispositivos de áudio, como celulares e rádios, que seriam transformados em vibrações enviadas do dente para o crânio, criando sons diretamente no ouvido interno da pessoa.

Recursos naturais do planeta estão acabando, diz estudo
Os recursos naturais da Terra estão sendo utilizados mais depressa do que o planeta pode renová-los, diz estudo publicado na revista da Academia Nacional de Ciências dos EUA. Os pesquisadores calculam que a demanda tenha começado a superar a oferta de recursos há cerca de 20 anos. O aumento no consumo de energia seria o maior fator para a dilapidação dos recursos.

Número de jovens obesos triplicou no Brasil em 30 anos
Um estudo feito com quatro dos países mais populosos do mundo (China, EUA, Brasil e Rússia) constatou que há uma tendência de aumento do número de adolescentes obesos ou com sobrepeso nos últimos 30 anos. Entre os anos de 1971 e 1997, a porcentagem de crianças e adolescentes com peso excessivo triplicou no Brasil -foi de 4,1% para 13,9% nessa faixa populacional.

Vacina contra o fumo
Pesquisadores da Inglaterra e dos Estados Unidos acreditam ter desenvolvido uma vacina que pode prevenir o fumo entre os adolescentes. Aplicada ainda durante a infância, a injeção bloquearia no cérebro o prazer proporcionado pelo consumo de nicotina, a substância do cigarro que leva ao vício de fumar. A vacina trabalha estimulando uma resposta imunológica (de defesa) do organismo às moléculas de nicotina.



Texto Anterior: Sexo e saúde: "Estou apaixonado pelo meu melhor amigo, que é hétero"
Próximo Texto: 02 neurônio: Queimando tudo (inclusive o filme)
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.