UOL


São Paulo, segunda-feira, 01 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTANTE

Darwin, o pai da teoria da evolução, que polariza opiniões ainda hoje

LUÍS AUGUSTO FISCHER
COLUNISTA DA FOLHA

Há uns três assuntos em que é impossível entrar sem ganhar inimigos. São temas que polarizam as opiniões, formando grupos irredutíveis, com posições excludentes. Um deles gira em torno da evolução, tal como concebida por Charles Darwin (1809-1882), um inglês nada menos que genial.
Já que entre nós a conversa pode fluir em termos mais livres, vale a pena aprofundar o conhecimento sobre o tema. Ainda mais quando se pode ler um livro tão competente e agradável como "Darwin e o Pensamento Evolucionista", de Marco Braga, Andréia Guerra e José Cláudio Reis. Os três são doutores em história da ciência e dão aulas em escolas, numa combinação que certamente lhes proporcionou a devida destreza no manejo da imensa massa de informações disponível.
A conversa começa com Platão e Aristóteles, passa pelo pensamento cristão e chega ao século 19. O livro relata sucintamente as principais teses de Darwin, oferecendo pequenas incursões em temas paralelos de interesse, como é o caso da reprodução de passagens escritas do grande naturalista, como uma em que ele conta seu horror pela escravidão que viu no Brasil.

"Darwin e o Pensamento Evolucionista" Autor: Marco Braga, Andréia Guerra e José Cláudio Reis
Editora: Atual
Contato: 0/xx/11/3613-3000
Quanto: R$ 16


Texto Anterior: Folhateen Explica: Estudo sugere como o vinho pode prolongar a vida
Próximo Texto: Orelha
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.